Quer você esteja em uma comemoração com os amigos, dirigindo em seu carro ou relaxando em casa, a música afeta o nosso humor. Ela pode nos animar, acalmar, inspirar ou nos ajudar a superar um momento difícil, mas fica a questão: será que nossos pets são afetados pela música da mesma maneira? 

Um pouco sobre a audição dos cães e gatos

Primeiramente é importante entender que a audição de cães e gatos é bem mais sensível que a dos seres humanos. Por exemplo, uma pessoa saudável pode perceber frequências de até 20.000 hertz, sendo qualquer frequência mais alta que esse valor é inaudível para humanos. 

Entretanto, cães conseguem perceber frequências até 40.000 hertz e detectar um som a 4 vezes a distância em comparação com as pessoas. Os gatos, ainda mais surpreendentemente, podem ouvir frequências sonoras de até 64.000 hertz. Nossos pets além de serem capazes de ouvir sons que não podemos, por isso eles processam e reagem diferentemente aos diferentes estímulos sonoros

 

Curiosidade: Cães e gatos escutam música? - Comportamento, Curiosidades
Benefícios da música para cães – créditos unsplash

Cães e a música

Para entender como os sons influenciam o comportamento canino é preciso voltar a seus ancestrais selvagens que vivem e caçam em matilhas. Com certeza você já assistiu a algumas das dezenas de vídeos virais em que os pets parecem falar ou reproduzir palavras, com a sensação que estão respondendo a seus tutores.

Esse hábito pode ser explicado pelo estar relacionado ao comportamento de matilha, pois os cães, ao contrário dos gatos, podem discernir o tom. Outro detalhe, eles podem alterar suas vocalizações para um tom específico, como exemplo, quando uivam juntos. Essa habilidade dá a cães e humanos uma característica única compartilhada: vocalizações “musicais” com base em nossa própria comunicação.

A música pode ser uma ferramenta útil para ajudar a acalmar nossos cães quando eles estão ansiosos e também pode ser usada como um auxílio no treinamento para reforçar os comportamentos desejados.

Gatos e a música

Mesmo depois de vários estudos, os cientistas parecem não chegar em um consenso sobre qual estilo musical mais agrada os felinos. Parte da resposta se deve ao fato que gatos não costumam vocalizar como uma forma de se comunicarem, porém algo unânime é que eles não gostam de música alta.

Hora de colocar em prática

Caro tutor, porque não realizar um experimento em casa? Em volume baixo, tente tocar diferentes gêneros musicais e observe como seu pet reage. Algum gênero reproduzido causa agitação ou os acalmam? Dessa maneira , você conseguirá conhecer o gosto musical do seu pet e criar uma playlist, podendo reproduzi-la enquanto estiver fora de casa ou durante uma forte chuva.

 

[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]

Do Cats ans Dogs hear music? (link)

[/su_spoiler][/su_accordion]

 

 


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[contact-form-7 id=”6411″ title=”Newsletter”]

 


 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Baixe o App da DrPet!

Disponível para IOS e Android.

Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.