A castração é a retirada dos testículos ou útero e ovários do animal. Prolonga a vida e é um método simples e seguro de prevenção, tanto de doenças e complicações pós-ninhada quanto no prolongamento da qualidade de vida.

Estudos comprovam que ao castrar uma cadela, as chances dela ter um câncer de mama caem para 0,5%. Já ao castrar um gato, previnem hábitos como marcar território com a urina e 200 novos filhotes por ano.

Como as diferenças entre gatos e cachorros são grandes, nós do Blog Dr Pet vamos explicar um por um.

Como funciona a castração em gatos

Castrar um gato é muito importante, pois previne a procriação e acalma o comportamento. Hábitos como urinar fora da caixa para marcar território diminuem consideravelmente, por exemplo.

Antes de a castração ser feita, o animal precisa estar de jejum por 12 horas. O procedimento é feito mediante anestesia (a inalatória é a mais indicada) e é rápido. O gato pode ser liberado em até 24 horas caso for macho, se for fêmea, pode ficar internada por um dia. Isso se deve ao fato do sistema reprodutor feminino ser mais complexo, exigindo mais tempo de cirurgia e mais tempo em observação.

O uso de roupa cirúrgica ou colar cirúrgico é exigido no pós-operatório, que dura mais ou menos duas semanas. O ideal é sempre castrar seu pet antes do primeiro cio, mas nunca quando o sistema reprodutor ainda não estiver amadurecido.

Cuidados com o gato para uma melhor recuperação

Como funciona a castração em cachorros

Castrar vai muito além de prevenir ninhada, é melhoria na qualidade de vida. A piometria é uma infecção bacteriana em que acumula pus no útero. É uma doença séria que é evitada com a castração. O câncer de mama, conhecido como o tumor mais comum em cadelas também é evitado com o procedimento.

Existem comportamentos comuns nos cães que após a castração, há melhorias significativas. Problemas como agressividade, montar nas pessoas, urinar em local inapropriado para demarcar território e doenças como tumor nos testículos caem drasticamente.

O ideal para a castração, é esperar até o sistema reprodutor estar totalmente amadurecido. Mas antes, é importante verificar a saúde do cão. Exames como infecção, anemia, coagulação, problemas de coração, rins e fígado devem ser verificados.

A operação é feita mediante anestesia inalatória. O pós-operatório dura em torno de duas semanas.

Cuidados com o cão para uma melhor recuperação

 

 


O melhor cuidado é a prevenção! 

Simule um plano de saúde da Dr Pet para seu pet.

[contact-form-7 id=”2850″ title=”Simule o plano pet”]


 

[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]
http://www.cachorrogato.com.br/gato/castracao-gatos/
http://pt.wikihow.com/Cuidar-de-um-Gato-Ap%C3%B3s-a-Castra%C3%A7%C3%A3o
http://www.hillspet.com.br/pt-br/cat-care/cats-and-neutering-ma.html
http://tudosobrecachorros.com.br/2010/09/castrar-ou-nao-castrar.html
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/castracao/ http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=castracao.htm http://www.royalcanindobrasil.com.br/enciclopet/cao-adulto/castracao-de-caes-machos/[/su_spoiler][/su_accordion]          

9 respostas

  1. Olá, castrei o meu cachorro ontem 17/07/2017 e ele não faz cocô e nem xixi, estou dando a medicação dele, fazendo a limpeza e dando comida aos poucos pra ele.
    Ele é acostumado a fazer xixi em todo quintal e como castrei deixo ele no banheiro (pois fui instruida a deixar ele em um lugar pequeno para que ele não se mexa muito para não abrir os pontos).

    É normal ele ficar tanto tempo sem urinar, mesmo bebendo água???

  2. Meu cachorro foi castrado há um ano pois no local onde foi retirado o testículo aparece um necrose e sai puz . Já administrei antibiótico mas não resolveu
    que devo fazer

  3. Boa tarde. Eu mandei castrar minha gatinha em uma clínica e ela morreu dois dias após a cirurgia. estou desesperada. Será o que aconteceu? A clínica tem uma aparência boa os profissionais parecem responsáveis.gostaria de uma ajuda

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.