Com a chegada do inverno e do tempo seco, nossos pets ficam mais sensíveis a certos tipos de doenças, principalmente as respiratórias, entre elas a Gripe Canina. Entenda o que é essa gripe, quais são os sintomas e como ela precisa ser tratada.

Foto retirada do Unsplash
Foto retirada do unsplash

Como a gripe canina é transmitida?

Entre as possíveis causas de transmissão da gripe canina (traqueobronquite infecciosa) estão: convívio com animal infectado; contato em espaços fechados (parques, áreas de recreação) com pet que tenha o vírus; contato com objetos do cão doente, como brinquedos e vasilhas; lembrem-se que apesar de contagiosa entre os pets, essa doença é transmitida para humanos.

>> Veja também: Porque os cães dão voltinhas antes de dormir?

Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são muito parecidos com a gripe que afeta os humanos, então fique atento:

Como funciona a vacina?

A vacina é injetável e deve ter sua primeira dose dada a partir dos 80 dias de vida do filhote. Já a segunda dose é feita de 21 a 30 dias depois. Após isso, o reforço é feito uma vez ao ano.

Ela não garante uma eficácia de 100%, porém o animal vacinado que pega a doença apresenta sintomas mais fracos. Também é muito importante fornecer uma boa alimentação e dar bastante água ao pet, pois isso ajuda a manter uma boa imunidade.

>> Veja também: Os cães podem te ajudar a rejuvenescer até 10 anos

E se meu pet já está com gripe?

Serão administrados medicamentos que auxiliam o fortalecimento do organismo do pet. Em geral, o tratamento é rápido e a doença pode ir embora rapidamente. Caso a doença tenha avançado bastante, medicamentos específicos, como antibióticos serão receitados.

[contact-form-7 id=”2850″ title=”Simule o plano pet”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.