Conhecido por ter a mordida canina mais forte do mundo, o cão Kangal tem várias outras características que também chamam a atenção de amantes de cães por todo o mundo. 

Conheça hoje um pouco mais sobre essa raça de cães gigantes leais! 

A origem do cão com a mordida mais forte do mundo

O cachorro surgiu na cidade de Kangal na Turquia, o que explica a origem do seu nome. Apesar de não ser muito popular no Brasil, o cão Kangal é muito tradicional nas famílias turcas, sendo considerado um símbolo nacional. 

Amantes e estudiosos de cães acreditam que a raça surgiu da mistura entre o Mastim Inglês, Molosso Romano e Molosso Assírio e era usado como cão de pastoreio e cão de guarda. 

Características físicas e psicológicas do cão Kangal

Dentre as suas características mais marcantes está, é claro, o fato do cão kangal ter a mordida mais forte de cachorro do mundo. A pressão exercida pela mandíbula do animal é de 746 PSI! Para se ter uma noção ainda melhor da força de sua mordida, é possível compará-la com a de outras raças conhecidas por sua capacidade física: Cane corso (PSI 700), Mastim inglês (PSI 552), Rottweiler (328 PSI).

Por conta dessa sua característica, entende-se que a raça pode lutar contra leões, lobos, ursos e chacais, já que as suas mandíbulas super fortes não saem em desvantagem. 

Além disso, todo o corpo do cachorro Kangal é considerado forte, sendo um excelente cão de guarda ou pastoreio. A raça mede até cerca de 80 cm e pesa entre 50 kg e 60 kg. Sua pelagem é composta de pelos curtos e densos, perfeitos para o inverno mais rigoroso. A expectativa de vida de um cão kangal não se difere muito de outras raças, podendo chegar até 15 anos de vida

Apesar de seu tamanho e força, o cão kangal não é agressivo, se dando muito bem com seus tutores e outros seres humanos. A raça pode, porém, ser protetora e territorialista, com outros animais, os entendendo como possíveis ameaças e apresentando por isso comportamentos mais ferozes. Ainda assim, o cão kangal chama a atenção por sua inteligência e obediência, dada a sua história de cão de pastoreio.

Cão Kangal é raro no Brasil! 

Por ser um cão muito tradicional da Turquia, o país regulamenta e limita a sua exportação para outros cantos do mundo. Assim, você não encontrará um Kangal disponível em criadores no Brasil, além de ser muito raro em outros países do mundo. 

Então, se você está com muita vontade de ter um cão Kangal na sua família, saiba que os custos de compra e importação do animal para o Brasil não serão lá muito baratinhos. Mas, com certeza, pode valer a pena para desfrutar da companhia de um dos cães mais fortes e leais do mundo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.