Conheça os sintomas e o tratamento da Giardíase nos pets - Cães, Gatos, Raças, Saúde

 

A giardíase é uma doença causada pelo protozoário Giárdia lamblia, que quando ingerida, se aloja no intestino do pet, causando muito dor e desconforto.

A transmissão pode ocorrer de forma direta, na qual o pet tem contato com outro animal infectado ou de forma indireta, quando o pet ingere água e alimentos contaminados.

 

Quais são os sintomas?

Os sintomas iniciais são diarreia, vômito e forte desconforto abdominal, que podem levar a quadros de desidratação e perda de peso.

Geralmente, as fezes dos cães e gatos infectados têm aparência amarelada ou acinzentadas, com forte odor, presença de muco e em alguns casos sangue. Geralmente, os animais com giardíase podem apresentar também outras infecções em decorrências do enfraquecimento do sistema imunológico.

 

Tratamento e prevenção

Depois de identificada a doença através de exames laboratoriais, inicia-se o tratamento com antibióticos e antiácidos. Para auxiliar o tratamento, devem-se adotar medidas de prevenção e higienização do local onde o pet reside.

No mercado existe a vacina para a doença, que apesar de não ser 100% eficaz, ajuda a tornar os sintomas mais brandos.


[contact-form-7 id=”6411″ title=”Newsletter”]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.