Característica marcante dessa raça, o Gato Azul Russo, também conhecido Russian Blue Cat, é dono de uma pelagem cinza e um olhar que atrai muitos aficionados por gatos. A raça tem origem da Rússia e possuiu bem poucos no mundo, sendo considerada rara. Caso esteja procurando um desse, reunimos algumas informações e cuidados básicos.

 

Conheça o simpático Russian blue - Curiosidades, Dicas, Gatos, Raças, russian blue
Gato azul russo e sua pelagem acinzentada -imagem por cat magazine                                                        

 

Características principais

Os gatos dessa raça aparentam ser maiores do que são por conta da densa pelagem de aspecto macio e sedoso. São uma excelente recomendação para tutores alérgicos, por não perder muito pelo e por produzirem uma baixa quantidade de  glycoprotein Fel d 1, um patógeno alérgico.

Com sua cabeça triangular,  o Gato Azul Russo é comprido e esguio, com orelhas triangulares e um charmoso olhar, com diferentes tons de verde. Outro ponto pelo qual são conhecidos é o “sorriso” natural.

 

Personalidade

Os felinos dessa raça possuem personalidade doce e amigável, sendo extremamente leais a seus tutores. Então não se surpreenda, caso ele fique te seguindo pela casa. Embora possa se apegar a um dos tutores, eles são carinhosos com todas as pessoas da família e exigem o mesmo em troca.

São pets muitos sociáveis, mas também gostam de ter um tempo sozinhos e procuram um local tranquilo para dormir. Caso você passe muito tempo fora de casa, essa raça pode ser a ideal para você. Assim como seu parente Siamês, são gatos bem vocais e utilizam do miado para se comunicarem quando querem algo, sendo bem observadores e persistentes para conseguirem o que querem.

Cuidados no dia a dia

Por serem uma raça muito inteligente requerem diversos exercícios físicos e estimulação mental, por isso é essencial realizar a gatificação da casa. Espalhe brinquedos pela casa, instale nichos, prateleiras suspensas e arranhadores. 

Todos os pets necessitam de uma alimentação balanceada e os pets dessa raça não são diferentes. Avalie com a melhor ração para seu felino, levando em conta que eles adoram comer. Também é recomendado acostumar o pet desde cedo à escovação dos dentes.

Como todos os gatos, eles têm dificuldade de beber água durante o dia, deixando-os suscetíveis a desenvolverem problemas renais. Uma opção é espalhar fontes de água pela casa e optar por ração em sachês.

 

Se deseja ter um felino desse como amigo, você deve realizar um planejamento financeiro, pois além de todas as despesas que um pet exige, os filhotes dessa raça na faixa de R$3 mil a R$5 mil, dependendo da linhagem. Procure sempre um gatil de confiança e se puder realize algumas visitas ao local para certificar que o pet está sendo bem cuidado pelo criador.

 


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[contact-form-7 id=”6411″ title=”Newsletter”]


Referência:

Hiilspet (link)

Pata da Casa (link)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.