O Ragdoll é uma das raças felinas mais populares do Brasil. Seu nome significa Boneca de Trapos porque o pet confia tanto nos tutores que, ao deitar neles, se esparrama como uma boneca feito de tecido. Gosta muito de companhia, portanto é uma raça ótima para quem já tem outro pet ou possui criança em casa. Uma curiosidade interessante é que todos os Ragdolls tem o olho azul. Essa raça possui problemas cardíacos, renais e oculares que explicaremos a seguir:

Cardíaco

A Cardiomiopatia Hipertrófica é o aumento da espessura do miocárdio. Ao aumentar, o sangue fica sem espaço para circular, ocorrendo a diminuição da passagem de sangue pelo ventrículo. Pode evoluir para um edema pulmonar. Os sintomas são: dificuldade respiratória, redução das atividades diárias, falta de apetite e coágulos dentro do coração, obstruindo as artérias.

Para diagnosticar é necessária realização de exames laboratoriais, ecocardiograma, eletrocardiograma e radiografia. O tratamento é o controle por medicamentos, pericardiocentese / toracocentese (cirurgia para a drenagem de líquido no coração) e oxigenoterapia.

Renal

A doença renal policística (PKD) é um problema hereditário em felinos, onde formam diversos cistos no rim sem motivo aparente. Pode ser diagnosticada por meio de exame próprio e ultrassonografia com no mínimo 5 meses de idade. Não há cura. Para o felino com PKD, é necessária uma dieta restrita de proteínas e fósforo, além do aumento de ômega 3 e potássio. Pode acontecer do pet ter hipertensão, nesse caso, deve ser controlado por medicamentos.

Ocular

O estrabismo é um desvio ocular que não está relacionado a alguma patologia, mas por questão desconhecida, está atrelado a algumas raças. O desencadeamento pode ser de alguma doença neurológica como tumor cerebral, traumatismo craniano, hidrocefalia e entre outros. Não há tratamento e o diagnóstico é feito mediante consulta veterinária e exames oculares.

O Ragdoll, apesar de ser muito tranquilo, é preciso oferecer acompanhamento constante. Lembre-se que prevenir é o melhor remédio!

 

REFERÊNCIAS: http://www.vix.com/pt/bdm/pet/quer-um-gato-ragdoll-5-coisas-que-deve-saber-antes-de-escolher-o-seu-gatinho http://www.gatilspiritland.com/1/o_que_distingue_um_ragdoll_das_outras_racas_1724463.html Http://www.blogdogato.com.br/gatos/racas/ragdoll/ http://portaldocat.com.br/gatos/saude/estrabismo-em-gatos/

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


[contact-form]

[contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Telefone’ type=’text’ required=’1’/][contact-field label=’Idade e Peso do Pet’ type=’text’/][/contact-form]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.