O Nevas Masquerade é uma raça originária da Rússia, com indícios de que, durante a segunda metade do século XX, o cruzamento de gatos de pelo longo nativos da Rússia e da Tailândia tenham gerado o Neva, o qual é visto pelas entidades felinas como uma variedade do Siberiano. Ele possui esse nome devido a uma homenagem ao rio Neva, que cruza São Petersburgo, e aos bailes de máscaras realizados na cidade, por conta da marcação escura na cabeça, conhecidos como masquerades.

Gato Neva Masquerade
Foto retirada no unsplash

Comportamento

Apesar de ser um felino de grande porte, ele é bastante ágil, brincalhão, aventureiro e adora passear em lugares altos. Em alguns casos, apresenta até mesmo um “comportamento canino”, brincando de buscar objetos. Sabe aquela história de que gatos tem pavor à água? Não se aplica ao Neva, muito pelo contrário! Eles adoram brincar com água e são ótimos nadadores.

>> Veja Também: Platinosomose felina: a doença da lagartixa

Os Nevas são conhecidos por serem bastante dóceis e sociáveis, não são nada tímidos, nem com desconhecidos, apesar disso, não são muito fãs de colo. Costumam eleger um membro da família como seu fiel companheiro, sendo muito devotado a ele.

É necessário ter muito cuidado com a interação dessa raça com animais menores e crianças por terem o instinto de caça bastante aguçado. Já o convívio com cães e outros gatos são bem mais tranquilo.

Saúde

O Neva Masquerade não apresenta muitos problemas de saúde, mas devido a sua pelagem densa é necessário escová-lo regularmente. Durante a fase de muda, que dura entre duas semanas a um mês, a queda de pelos pode ficar mais intensa, por isso o ideal é que a escovação ocorra a cada três dias. Com isso, evitando nós nas regiões com mais pelos, como barriga e juba.

>> Veja também: Estímulos para a saúde felina!

Também é importante estar bastante atento durante o banho, se necessário levá-lo sempre ao pet shop, pois para evitar doenças dermatológicas o pelo do felino precisa ser muito bem seco, desde a raiz.

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!

[contact-form-7 id=”2480″ title=”Simular plano de saúde”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.