Conheça o Neva Masquerade

O Neva Masquerade é uma raça originária da Rússia, com indícios de que, durante a segunda metade do século XX, o cruzamento de gatos de pelo longo nativos da Rússia e da Tailândia tenham gerado o Neva, o qual é visto pelas entidades felinas como uma variedade do Siberiano. Ele possui esse nome devido a uma homenagem ao rio Neva, que cruza São Petesburgo, e aos bailes de mascaras realizados na cidade, por conta da marcação escura na cabeça, conhecidos como masquerades.

Comportamento

Apesar de ser um felino de grande porte, ele é bastante ágil, brincalhão, aventureiro e adora passear em lugares altos. Em alguns casos, apresenta até mesmo um “comportamento canino”, brincando de buscar objetos. Sabe aquela história de que gatos tem pavor à água? Não se aplica ao Neva, muito pelo contrário! Eles adoram brincar com água e são ótimos nadadores.

Os Nevas são conhecidos por serem bastante dóceis e sociáveis, não são nada tímidos, nem com desconhecidos, apesar disso, não são muito fãs de colo. Costumam eleger um membro da família como seu fiel companheiro, sendo muito devotado a ele.

É necessário ter muito cuidado com a interação dessa raça com animais menores e crianças por terem o instinto de caça bastante aguçado. Já o convívio com cães e outros gatos é bem mais tranquilo.

Saúde

O Neva não apresenta muitos problemas de saúde, mas devido a sua pelagem densa é necessário escová-lo regularmente. Durante a fase de muda, que dura entre duas semanas a um mês, a queda de pelos pode ficar mais intensa, por isso o ideal é que a escovação ocorra a cada três dias. Com isso, evitando nós nas regiões com mais pelos, como barriga e juba.

Também é importante estar bastante atento durante o banho, se necessário levá-lo sempre ao pet shop, pois para evitar doenças dermatológicas o pelo do felino precisa ser muito bem seco, desde a raiz.

Deixe um comentário