Independente, desconfiado e muito reservado. Essa raça é calma, alegre e mesmo sendo de porte pequeno é considerado um ótimo cão de guarda. O Lhasa Apso é de origem Tibetana e diz a lenda que em 800 a.C. , era pet de monges e nobres. É muito confundido com o Shih Tzu, por conta de seus portes físicos e tipos de pelagem. Essa raça tem problemas ortopédicos, renais e oftalmológicos, que explicaremos a seguir:

Displasia Coxofemoral

Existem duas doenças ortopédicas que seguem basicamente o mesmo rumo em lugares diferentes: a displasia de cotovelo e a coxofemoral.

A displasia de cotovelo é o desenvolvimento anormal da articulação dos joelhos. Antigamente, era usado para descrever casos de desgaste de cartilagem. Hoje, é usado para definir um conjunto de 4 doenças. Conhecido como a desunião do músculo do antebraço (chamado ancôneo), pode desenvolver para artrose. Já a coxofemoral é a desunião do músculo da coxa e possui 5 graus da doença. Ambas podem ser diagnosticadas pelos exames de raio-x e tomografia, sendo o tratamento através de cirurgia.

Displasia Renal

Na formação do embrião, o corpo de qualquer ser passa por várias e várias mutações.  Nesse processo, o que der de errado irá acarretar em toda a vida. A displasia renal é quando um dos rins (pode acontecer com os dois) formam diversos cistos. Geralmente essa doença já é detectada logo após o nascimento, mas caso o animal não de sinal de nenhum problema renal, pode ser descoberto via exame de urina. Se os dois rins forem prejudicados o animal pode ir a óbito.

Conjuntivite

A conjuntivite acontece mais em cães que vivem na cidade, pois tem contato direto com a poluição, uma das causas principais. A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva , ou seja, na membrana interna da pálpebra que tem a função de proteger o olho. Não passa para o ser humano, mas passa para os outros pets. O diagnóstico é mediante consulta médica, exames oculares e o tratamento é mediante antibiótico.

[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]http://www.cachorrogato.com.br/racas-caes/lhasa-apso/
http://www.portalpets.com.br/caes/lhasa-apso/
http://www.medwob.com/pt/2918.html
http://www.hospvetprincipal.pt/displasiadanaca2.html
http://www.ufrgs.br/actavet/37-1/art815.pdf
http://www.scielo.br/pdf/abmvz/v64n6/16.pdf
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/conjuntivite-canina/
https://www.adoravelcriatura.com.br/2016/09/21/conjuntivite-canina/
www.encontrospet.com.br/blog/conjuntivite-canina-tratamento-sintomas/
www.blogdocachorro.com.br/conjuntivite-em-caes/
www.portaldodog.com.br/cachorros/saude/conjuntivite-em-caes/[/su_spoiler][/su_accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.