O Mastim Tibetano é descendente da raça Mastiff, originados do Tibete, e foram importados para a Inglaterra em 1847, como um presente para a rainha Victoria do vice-rei da Índia. A partir daí mais Mastins Tibetanos foram importados para Inglaterra e Europa, dando origem ao primeiro clube da raça, fundado em 1931. Devido a II Guerra Mundial a criação de animais foi encerrada, mas em 1970 vários cachorros da raça foram importados para os Estados Unidos, com isso os tornando mais conhecidos pelo mundo.

Os criadores dos Mastins desenvolveram duas variações da raça, uma delas, conhecida como Do-Khyi, era usada por pastores nômades ou aldeias para a proteção dos rebanhos. A outra, conhecida como Tsang-Khyi, foi desenvolvida pra ser maior, pois serviam como guardas para os monges tibetanos e criadores de lhamas.

Essa raça possui expectativa de vida de 10 a 14 anos, podem chegar a medir até 66 cm de altura e a pesar 80 kg. Devido a sua pelagem densa, desenvolvida para se adaptar ao clima do seu país de origem, eles apresentam bastante tolerância ao frio.

COMPORTAMENTO

Os Mastins são conhecidos pelo seu ótimo instinto protetor! É considerado um notável cão de companhia, apegado ao dono, fiel e muito corajoso, capaz de fazer o que for preciso para proteger o seu tutor. Por serem territoriais, são extremamente desconfiados com estranhos. Estão sempre alerta e tentam avisar seus tutores através do latido se veem algo suspeito. Mas, mesmo sendo um ótimo cão de guarda, ele costuma ser calmo.

Alguns tutores relatam que eles são muito inteligentes e geniosos, gostam de seguir suas próprias ideias. O que pode dificultar um pouco o adestramento, pois demonstram ser teimosos, mas se adestrados desde pequenos conseguem seguir ordens com facilidade.

Eles são muito ativos e quando colocam algo na cabeça, não há quem impeça de ir atrás. Gostam de correr e cavar, por isso adoram a natureza. Mas, se não quer que eles fujam é bom ter um quintal murado. A prática de exercícios ajuda também em seu comportamento, o tornando menos destrutivo, barulhento e solitário.

SAÚDE

O Mastim Tibetano é um cão de grande porte, por isso precisa se manter sempre ativo. É necessário oferecer um espaço amplo para o seu dia a dia e levá-lo constantemente para passear, 20 a 30 minutos de brincadeiras ou uma caminhada de 40 minutos já devem ser o suficiente.

Sua pelagem pesada faz com que ele se sinta desconfortável em climas quentes e úmidos, por isso, durante o tempo quente, é necessário mantê-lo sempre hidratado e em locais frescos. Também é importante ficar atento ao pelo, para que não embole, escová-lo uma a três vezes por semana com uma escova lisa de aço para remover pelos mortos ou soltos é o ideal.

Essa raça possui algumas doenças pré-existentes que merecem atenção e métodos de prevenção, sendo elas displasia coxofemoral, displasia do cotovelo e hipertireoidismo.

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!

[contact-form-7 id=”2480″ title=”Simular plano de saúde”]

Referência: http://portaldodog.com.br/cachorros/racas-cachorros/mastim-tibetano/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.