Esse felino chama atenção pela sua aparência. Conhecido como o primeiro gato reconhecido pela federação que não possui pelo, o Sphynx é uma raça para os amantes de gatos exóticos. Ao contrário de que muitos possam pensar, ele não é 100% “pelado”: há pelugem na ponta das orelhas, nariz, patas e rabo! E além de serem amorosos, são apegados ao dono e se dão bem com outros tipos de animais. Ele costuma ter problemas com a pele, temperatura corporal e doenças cardíacas, que citaremos a seguir.

Pele

Esse felino pode sofrer queimaduras por conta da exposição ao sol. Então se você tem um Sphynx em casa, fique atento: não deixe que fique por muito tempo exposto a luz solar nos horários de pico, ou seja, entre meio-dia e quatro horas da tarde.  Mas se sofrer queimaduras, aplique com cuidado água ou gelo por 15 minutos, enfaixe com pano e leve imediatamente ao médico veterinário.

Temperatura Corporal

A falta de pelo também interfere na temperatura corporal. Assim, para evitar que o felino sinta frio, o uso de cobertores e roupinhas são essenciais! Os banhos não devem ser administrados no frio, para que a temperatura corporal não baixe.

Cardíaco

A Cardiomiopatia Hipertrófica é o aumento da espessura do miocárdio. Ao aumentar, o sangue fica sem espaço para circular, ocorrendo a diminuição da passagem de sangue pelo ventrículo. Pode evoluir para um edema pulmonar. Os sintomas são: dificuldade respiratória, redução das atividades diárias, falta de apetite e coágulos dentro do coração, obstruindo as artérias.

Para diagnosticar é necessário a realização de exames laboratoriais, ecocardiograma, eletrocardiograma e radiografia. O tratamento é o controle por medicamentos, pericardiocentese / toracocentese (cirurgia para a drenagem de líquido no coração) e oxigenoterapia.

O Sphynx é um gato que precisa de muitos cuidados com a pele, então não esqueça: Prevenir é o melhor, sempre!

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


[contact-form]

[contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Telefone’ type=’text’ required=’1’/][contact-field label=’Idade e Peso do Pet’ type=’text’/][/contact-form]

Referências: http://www.portalpets.com.br/gatos/sphynx/

         http://petcare.com.br/blog/especialista-em-sphynx/

         http://www.blogdogato.com.br/gatos/racas/sphynx/

         https://edukavita.blogspot.com.br/2015/04/como-tratar-um-gato-que-esta-queimado.html

         http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=guia4.htm

         http://pt.abcarticulos.info/article/como-tratar-uma-queimadura-de-um-gato

         http://revistas.bvs-vet.org.br/rvz/article/viewFile/27558/28862

         http://casa.hsw.uol.com.br/tratar-gato-queimado.htm

         http://meusanimais.com.br/3-passos-curar-queimadura-cao-gato/

         http://portalmedicinafelina.com.br/doenca-cardiaca-nos-gatos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.