Ao adotarmos um cão filhote, muitas vezes não temos certeza de qual tamanho ele irá alcançar quando adulto, especialmente quando não conhecemos o pai e a mãe do mais novo membro de nossa família. Então, hoje reunimos algumas dicas práticas que podem te ajudar a prever a altura de um filhote de cachorro com e sem raça definida. 

Como descobrir o tamanho de um filhote de raça definida?

Quando se trata de um filhote de cão com raça definida, a previsão de seu crescimento é significativamente mais fácil do que quando comparado com um filhote SRD. Assim, os tutores devem considerar os seguintes pontos: 

  1. Pesquise o porte médio da raça para ter referências. 

Caso o pai e a mãe do filhote pertencerem à mesma raça, não deve ser difícil encontrar referências de como o pet ficará quando adulto, considerando que ele seguirá o padrão da raça, sem grandes modificações, dado compartilhamento das mesmas características genéticas entre os pais. Então, pesquise vídeos, fotos e comentários de profissionais sobre a raça do seu peludinho online, como no blog da Dr Pet

  1. Se o filhote for macho, puxará o tamanho do pai. Se o filhote for fêmea, o tamanho da mãe. 

No caso dos pais dos filhotes apresentarem grande diferença de altura de macho para fêmea, entende-se que os filhotes machos tenderão a ter o mesmo tamanho do pai, enquanto as fêmeas, da mãe. Assim, é natural que cães da mesma ninhada tenham diferenças de altura que variam de acordo com o seu gênero, seguindo esse padrão. 

III. Se houver cruzamento entre raças diferentes, o tamanho do pet será intermediário. 

Por fim, caso o filhote de cachorro seja resultado do cruzamento entre raças de alturas distintas, entende-se que o cão também pode assumir um tamanho intermediário entre seus progenitores. Assim, se um é de porte grande e o outro de porte pequeno, a tendência é que o filhote seja de porte médio. 

Como descobrir o tamanho de um filhote de raça não definida?

  1. Avalie o tamanho das orelhas e patas do filhote. 

Uma maneira de ter uma perspectiva do tamanho de seu peludinho é avaliar se o tamanho das orelhas e patas do cão são grandes – até mesmo desproporcionais – em relação ao restante de seu corpo. Caso a resposta seja positiva, é um indicativo de que o filhote irá crescer para ser um cão de porte grande. Se suas patas e orelhas forem proporcionais ao corpo do cão, a tendência é que o cão tenha porte pequeno ou médio. 

  1. Faça o cálculo para descobrir seu crescimento em um ano. 

Uma outra maneira de descobrir o tamanho do cão é calcular o seu crescimento anual com a fórmula abaixo: 

Crescimento médio em 1 ano = (Peso do cão / Idade em semanas) x  52

É importante lembrar que cães de grande porte crescem até 2 anos de idade, então considere isso para realizar o cálculo. 

Ofereça o melhor para seu cão… Independente do seu tamanho! 

Agora que você já sabe mais sobre como ter uma previsão do tamanho de seu filhotinho – ou filhotão – de cachorro, ofereça para ele o melhor cuidado com a Dr Pet. Nós garantimos os melhores planos de saúde do mercado sem coparticipação e a partir de R$3,22/dia

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.