A cárie é um processo de perda de minerais na estrutura dentária, fazendo com que o dente se descame, podendo chegar a uma extração. Por incrível que pareça, a doença que chegou a afetar muito os seres humanos, nos cães, chega a menos de 5%. E por ser considerada menos frequente, muitos tutores não se preocupam, mas é preciso estar atento sempre!

Diferente dos humanos, nos cães não é possível identificar nos estágios iniciais. Isso acontece porque o esmalte canino é mais fino que o humano, fazendo com que esse processo ocorra de uma forma muito rápida atingindo a segunda camada do dente (dentina).

Causas da cárie

Essa perda de minerais acontece quando as bactérias presentes no dente geram a fermentação de carboidratos solúveis, como o açúcar por exemplo. Causas que auxiliam no desenvolvimento de cáries, são:

Forma de prevenção

A forma de prevenção se resume em escovação. Se você quer ter certeza de que seu cachorro não está com cárie, o que pode ajudar nessa descoberta é a radiografia. Caso o exame seja positivo, ela vai mostrar o quão perto a cárie está do centro do dente (canal pulpar).

Lembre-se que a prevenção é o ideal sempre!


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[hubspot type=form portal=6241506 id=154db7de-8fde-495d-a354-f38601ef2eb1]


 

[su_accordion][su_spoiler title=”Referência:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]Revista Nosso Clínico, ed. 112, pág. 6 à 12.[/su_spoiler][/su_accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.