Um estudo realizado na Universidade Estadual da Carolina do Norte revela que a maneira – e frequência – com que os potes de comida dos animais de estimação são limpos impacta diretamente na saúde de todos os moradores da casa… Animais e humanos! 

Os cuidados com a alimentação dos nossos animais de estimação vão muito além da seleção de uma dieta adequada e incluem também a higienização das vasilhas e do ambiente onde os pets se alimentam. Assim como lavamos a louça após as refeições, é importantíssimo que passemos a colocar os potes dos animais nessa equação.  

Um estudo realizado nos EUA reuniu cinquenta tutores de cães para participarem de um experimento relacionado a essa temática. Nele, os participantes foram divididos em três grupos para que os pesquisadores pudessem avaliar o impacto nas diferentes abordagens de limpeza no momento do preparo da alimentação dos cães. 

Os primeiros dois grupos foram orientados a seguir os protocolos do FDA – órgão responsável pela proteção da saúde pública nos Estados Unidos – que iam desde lavar as mãos após manusear os alimentos com água morna e sabão até a lavagem dos potes de comida com água em temperatura superior a 70º. 

Enquanto os grupos 1 e 2 receberam instruções de limpeza detalhadas dos pesquisadores, o terceiro grupo apenas foi informado que os potes de comida seriam coletados para estudo no fim do experimento.  

O resultado vocês já podem imaginar: os potes dos primeiros grupos apresentaram uma diminuição significativa de contaminação em comparação com o grupo 3!

Desde a primeira avaliação da presença bactericida nas vasilhas de comida, os potes dos cães dos grupos que seguiram rigorosamente os protocolos do FDA (grupos 1 e 2) apresentaram redução de 90 a 99% nos microrganismos presentes. Enquanto isso, o grupo 3 foi responsável pelo aumento na contaminação dos potes de comida de seus pets. 

Assim, as pesquisadoras puderam demonstrar a importância da higienização correta dos utensílios de alimentação dos animais de estimação não só para eles, mas para todos os moradores da casa. Conforme foi lembrado pelos autores do estudo, a contaminação dos potes de alimento dos animais é superior à de superfícies de banheiros, o que significa que sua limpeza deve ser tão rigorosa quanto a desse cômodo de nossas casas! 

Então, tutores, vamos reagir, botar um cropped e lavar as vasilhas das criaturinhas que mais amamos para garantir a sua saúde… E a nossa! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.