Por conter mais amônia, a urina dos gatos apresenta odores mais fortes do que dos cachorros, mesmo que o felino utilize sempre a caixa de areia, o que acaba incomodando muitos tutores. Veja como é possível atenuar os odores das fezes e xixi do felino!

Gato deitado
Foto retirada pelo unsplash

1- Castração

Além de todos os benefícios para a saúde e comportamento que a castração proporciona, ela também ajuda a diminuir os odores forte das necessidades do felino. Gatos que ainda não foram castrados produzem muito testosterona, que estimulam ao desenvolvimento de aminoácidos liberados pela urina, o que causam o cheiro forte. Já em gatos castrados o nível de testosterona é bem menos e faz com que a produção desses aminoácidos também caia.

2- Marcando o território

Fazer as necessidades fora da caixa de areia pode ser por motivos de saúde ou problemas comportamentais. Alguns exames podem eliminar ou diagnosticar doenças como infecção urinária, cistite ou até problemas que afetem os nervos da região urinária.

Em casos de desvios no comportamento do felino, eles podem ocorrer devido à insatisfação com o tipo de areia, a frequência da limpeza, o local da caixa de areia, entre outros motivos.

>> Veja também: Cuidados especiais com cães idosos

3- Momento da limpeza

Algo que pode ajudar muito no momento da limpeza é o papel toalha. Caso o felino faça xixi em carpetes ou outro tipo de superfície macia, o papel toalha ajuda a absorver e impede que a urina penetre no tecido. Se já estiver seca, basta jogar água fria antes de colocar as camadas de papel toalha.

4- Produtos inibidores de odor

Atualmente é possível encontrar em pet shops muitos produtos  que eliminam o odor das necessidades do pet, mas para usá-los é necessário antes higienizar o local com água e sabão, pois esses produtos químicos não reagem bem com a matéria orgânica, fazendo necessário a retirada do xixi e fezes antes de aplicá-los. Especialista recomendam produtos específicos para degradar a urina e não apenas disfarçar o cheiro.

>> Veja também: Calendário Vacinal dos Felinos

5- Caixa de areia sempre limpa

Em alguns casos, mesmo que o pet utilize a caixa de areia corretamente o cheiro se mantém forte e incomodando o tutor. Por isso, o ideal é a boa e velha higienização frequente. Para que tem apenas um pet basta uma limpeza semana, já para quem possui mais de dois felinos cerca de duas vezes por semana é o correto. Não se esquecendo de retirar a urina e às vezes diariamente!

6- Soluções caseiras

Algumas sugestões caseiras podem ajudar, caso encontre a urina do felino, ainda úmida, é possível usar vinagre de maça para removê-la.

Passo a passo:

ATENÇÃO! Consulte sempre um veterinário antes de usar qualquer dica. Alguns produtos como pimenta, naftalina, essências de limão e eucalipto podem ser tóxicos para o pet e causar problemas de saúde ou irritação.

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!

[contact-form-7 id=”2480″ title=”Simular plano de saúde”]

Referência: Revista Pulo do Gato, ed. 114, pág. 34.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.