O tártaro é o acumulo de restos de comida que não são retirados corretamente. Esses restos formam uma placa que, conforme produzem toxinas, se solidifica e calcifica, formando o tártaro.

Se não for tratado pode acarretar em gengivite e periodontite. A gengivite é quando a gengiva fica avermelhada e inchada, podendo sangrar ao toque. Esse estágio tem cura. Já a Periodontite são infecções gengivais com formação de pus. A raiz do dente fica aparente e acontece retração ou crescimento desordenado da gengiva. Esse estágio pode ser tratado, mas a gengiva não volta ao seu aspecto normal.

Caso nenhumas dessas doenças forem tratadas, além de perder os dentes, as bactérias entram na corrente sanguínea, podendo acarretar em doenças de rim, fígado, coração e articulações. Se o pet tiver alguma doença pré-existente nesses órgãos, a chance de ser afetado é grande.

Tem prevenção?

A prevenção é a escovação, que deve ser feita pelo menos 3 vezes por semana, por 15 minutos. Existem escovas próprias para animais de estimação que facilitam a escovação. A escolha da pasta de dente é importante: não pode ser usada pasta de dente humana, pois o flúor é tóxico para os animais. O ideal é comprar uma pasta de dente que agrade o paladar do pet.

Também é aconselhado comer apenas ração, pois alimentos macios acumulam entre os dentes aumentando a chance da doença.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são bem visíveis. O dente fica com uma cor mais escura devido ao acúmulo de bactérias, começa a ter mal hálito e passa a comer bem menos, pois a gengiva e o dente passam a doer.

Tem solução?

Sim, com a Tartarectomia: Com ajuda de anestesia intravenosa (e caso o pet não possa, é feita com anestesia inalatória) e com equipamentos especializados, o médico veterinário faz a raspagem de todo o tártaro, deixando todos os dentes limpos e livres de doença.

Lembre-se que a prevenção é o ideal sempre!


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[hubspot type=form portal=6241506 id=154db7de-8fde-495d-a354-f38601ef2eb1]


[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]<http://www.dogtimes.com.br/saude8.htm http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/tartaro-caes/ >
<http://www.equilibriototalalimentos.com.br/vida-equilibrada/saude/tartaro-em-caes-e-gatos-como-surge-como-prevenir-como-tratar.html>
<http://www.resgatinhos.com.br/limpeza-de-tartaro/>
<http://www.peritoanimal.com.br/dicas-para-tirar-o-tartaro-nos-gatos-20108.html>
<http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=tartaro.htm> <http://www.caesegatos.com/dica/como-prevenir-e-tratar-o-tartaro-em-animais/>
<http://revistavivasaude.uol.com.br/familia/escolha-o-creme-dental-para-seu-animal-de-estimacao/221/>[/su_spoiler][/su_accordion]

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.