A anemia é conhecida pela falta de hemoglobina no sangue e pode estar atrelado a vários fatores, o oxigênio é uma delas. Sem oxigênio na quantidade apropriada, as reações químicas do organismo não serão suficientes para o organismo do animal. Assim, a anemia é diagnosticada. Nos cães, essa síndrome pode ser causada pela “hipóxia tecidual secundária” e não precisa se assustar com o nome, a Dr Pet explica!

Pug deitado tapete
Imagem por unsplash                                                                        

A hipóxia é o baixo teor de oxigênio, tecidual vem de tecidos e a secundária é um fenômeno que ocorre naturalmente: quando seu animal passa por algum trauma, como um atropelamento, pancada em algum móvel ou uma queda, as células boas ao redor se quebram para tentar reparar o local afetado. É aquele roxo que vai aumentando de tamanho e sumindo aos poucos, sabe?

Com isso, é muito comum que a anemia em cachorros venha na decorrência de algum acidente e não é tão frequente a anemia atrelada à falta de vitaminas ou nutrientes.

 

Para curar a lesão, o animal passa a buscar mais oxigênio (a frequência cardíaca e respiratória se alteram), portanto a glicose aumenta e, por conta disso, o lactato no sangue também. Quando a anemia não é tratada, a transfusão de sangue é a solução, mas existem poucos bancos de sangue para animais.

A associação do aumento do lactato à anemia vem sendo estudado há mais de quarenta anos e partindo disso, a Universidade Federal de Londrina realizou um estudo em 2011 no seu departamento de Clínicas Veterinárias. Foram estudados 24 cães anêmicos com indicação de transfusão sanguínea e, sabendo que com o aumento do oxigênio o lactato diminui, juntaram os dois procedimentos (transfusão sanguínea e oxigenoterapia) para avaliar uma possível diminuição dessa substância. Isso significa menos bolsas de sangue em um tratamento mais eficaz.

Os animais (14 machos, 10 fêmeas de um a onze anos) passaram por duas avaliações: uma antes da oxigenoterapia e outra após o procedimento. A transfusão sanguínea não entrou no processo, pois o foco era a diminuição do lactato sem o tratamento em si. Dos vinte e quatro casos, houve uma melhora em dezessete (70.8 %) variando de -12% à -50%. Em quatro casos não houve alteração e em três casos o número aumentou de +2% à +40%.

Nesse estudo, foi concluído que a oxigenoterapia pode ser usada como um reforço para a transfusão sanguínea, podendo ajudar no tratamento ou em caso de espera para uma transfusão. Ela não pode ser usada sozinha, pois é considerado um potencializador, não a cura.

Prevenir seu animal contra alguma queda ou acidente não é uma tarefa fácil, mas a medicina evolui e junto com ela, o aumento da qualidade de vida!


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[hubspot type=form portal=6241506 id=154db7de-8fde-495d-a354-f38601ef2eb1]


[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]

Revista Nosso Clínico, ed. 109, pág. 32 à 34.
<http://www.laboratoriovidda.com.br/informativos/dosagem-do-lactato/19>
<http://www.lactate.com/ptlact1a.html>
<http://calbos.com.br/anemia-em-caes-causas-e-tratamento/>
<http://www.minhavida.com.br/saude/temas/anemia>
<http://www2.uol.com.br/vyaestelar/crioterapia.htm>
<https://pt.wikipedia.org/wiki/Hip%C3%B3xia>

[/su_spoiler][/su_accordion]

 

0 resposta

  1. Meu Pet pulou da cama na quarta-feira passada, na quinta feira a noite notamos uma mudança na sua respiração, um barulho estranho que antes da queda não tínhamos escutado, na sexta-feira levamos ele ao veterinário e fizemos exame de sangue, hoje pegamos o resultado e ele está com anemia e uma infecção no pulmão, isso pode ter sido causado por conta da queda?! 🐶😐

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.