Como cuidar dos gatos idosos?

Os felinos podem ser considerados maduros aos 8 anos de idade. Nessa fase da vida os hábitos precisam ser mudados, pois as doenças ligadas a algumas mudanças comportamentais, metabólicas e físicas começam a aparecer. Para evitar tais doenças, é necessário uma mudança na alimentação do pet e é isso que iremos falar nesse post:

Alimentação saudável

Foi comprovado cientificamente que, reduzindo a alimentação, diminuem as probabilidades de desenvolver algum tipo de tumor, doença renal crônica ou doenças relativas à baixa imunidade. Isso acontece porque os animais idosos são menos ativos e tendem a perder massa muscular rapidamente.

Alguns nutrientes são necessários nessa nova fase, entre eles: DHA, vitaminas do complexo B, Arginina e antioxidantes.

  • DHA – Presente nos óleos de peixes como salmão e sardinha. É um ácido que protege as células nervosas, diminuindo a chance de ter alguma inflamação.
  • Vitaminas do complexo B – Impede que o corpo acumule uma substância chamada mocisteinemia, ligado às lesões cerebrovasculares.
  • Arginina – Auxilia na manutenção da pressão arterial.
  • Antioxidantes – Auxiliam na proteção das células nervosas que estão expostas aos radicais livres.

 

Mudanças são esperadas pela idade

Cuidando da alimentação, a chance das doenças aparecerem são pequenas, mas algumas mudanças são esperadas pela idade, o que explicamos na tabela a seguir:

tabela

É normal que ocorra as alterações, mas fique de olho nas mudanças sempre! Caso algo fuja do esperado, encaminhe ao médico veterinário.

Referência: Revista Pulo do Gato, ed. 108, pág. 28 a 31.

banner cta

Deixe um comentário