Assim como nós, os cães também sofrem com as mudanças climáticas, podendo gerar queda na imunidade, fazendo com que fiquem doentes com mais frequência. Entre as doenças mais comuns estão a gripe canina, bronquite e pneumonia.

Sendo assim, os tutores devem ficar atentos à saúde e comportamento do pet durante esse período, identificando se há algo está errado. Para ajudar a manter seu amigo protegido no frio, veja a seguir 6 dicas simples e eficazes:

Deixe o pet bem quentinho

Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa a se fazer é manter o animal aquecido. O tutor deve garantir que tenham um local para se proteger do vento e da chuva, uma casinha, cobertores e roupas quentinhas, principalmente para cães que ficam fora de casa, no quintal.

Alguns cães são mais resistentes ao frio, como o Husky Siberiano, mas nem por isso devem ser negligenciados, pois eles também ficam doentes. E, claro, não podemos esquecer dos cães idosos, que adoecem com mais facilidade e precisam de uma proteção extra para não ficarem com sua imunidade ainda mais baixa.

Horario de sair

Os horários de passeio também devem ser repensados durante o frio, para evitar a exposição dos pets em momentos do dia que esteja ventando muito. Lembrando que, as roupinhas são ótimas para manter o pet aquecido durante as saídas e passeios em horários que tenham aquele solzinho da tarde são o ideal.

A alimentação também é importante

Durante essa época o pet acaba gastando mais energia para manter o corpo aquecido na temperatura ideal. Por isso a alimentação é um ponto muito importante. Se possível, leve-o a uma veterinário especializado em nutrição, que irá indicar uma dieta adequada para estabelecer o equilíbrio entre o ganho e o gasto de energia.

O alimento precisa ser de qualidade para que o organismo do pet consiga absorver todos os nutrientes antioxidantes necessários para interromper a disseminação de doenças.

Cuidados preventivos

Estar com as vacinações e vermifugações do pet em dia é de extrema importância nesse período. Ambos auxiliam o sistema imunológico na defesa contra doenças comuns no inverno e parasitas, como pulgas e carrapatos.

Mantenha o pet hidratado

Durante o frio é comum os cães evitarem a ingestão de água, mas a má hidratação também pode comprometer a imunidade do animal. Oferecer outros tipos de líquidos pode ser uma boa jogada, como chás, caldos ou alimentos umedecidos. Lembrando que, devem sempre estar em temperatura ambiente,  já que bebidas quentes podem causa inflamação nos lábios da boca, esôfago e estômago.

Os filhotes devem ter o cuidado redobrado

Filhotinhos de até quatro semanas ainda estão com a pelagem em desenvolvimento e não conseguem ajustar a temperatura do corpo para se aquecer. Sendo assim, é importante reforçar suas caminhas e roupinhas com panos mais grossos para evitar que sofram demais com o frio.

É necessário ficar de olho para reconhecer se o pet não está confortável com a temperatura. Caso sintam muito frio, eles costumam ficar encolhidos, com patas e orelhas mais geladas e buscam lugares longe do vento e onde haja sol.

Referência: Revista Cães & Cia, ed. 467, pág. 18.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.