Conhecidos como Poliéstricos estacionais, ou seja, com vários períodos de cio e comandados pela estação (épocas mais quentes do ano),  as gatas são ovuladoras induzidas. Significa que, diferente do ser humano em que o óvulo é liberado todo mês, os gatos só ovulam quando ocorre a monta. Se ela cruzou e não houve gestação, o cio continua.

A partir dos 7 meses o felino tem peso suficiente para entrar em seu primeiro cio, mas é totalmente contraindicado cruzar nessa idade. O ideal é entre 16 à 18 meses. O macho já começa a procurar uma parceira entre 12 e 13 meses.

A duração varia conforme o clima. Em dias quentes é de 5 à 14 dias, em dias frios, de 1 à 6. Se não houver fecundação, o intervalo entre um ciclo e outro é de mais ou menos 6 semanas. A gestação dura de 58 à 72 dias. O período de lactação pode durar de 6 à 8 semanas e o intervalo de um ciclo e outro após o desmame pode variar de 2 à 4 semanas.

O ciclo dos felinos e o repouso entre um ciclo e outro é regulada conforme a duração do dia e é importante que tenha pelo menos uma cria, pois se a gata não ovular poderá desenvolver gravidez psicológica e infecção uterina. É importante também estar de olho em problemas como obesidade, infecções ou carência hormonal, pois pode causar infertilidade transitória ou permanente.

É normal em um gatil ter mais de um felino no cio, pois os gatos produzem um ferormônio sexual que induz ou auxilia na indução do cio de outras fêmeas, mas a partir dos 13 anos, a gata não passa mais pelo ciclo.

Para saber se a fêmea está no cio é preciso estar atento aos sinais: Ela se esfrega demais nas coisas e pessoas, rola muito no chão, urina para marcar território, entorta a coluna com o rabo para cima, desvia a cauda para um dos lados e pode haver perda de apetite. Existem três formas de impedir o cio: Pílulas, esterilização e a castração que é a mais indicada.


Quer saber mais sobre o mundo pet?

Assine a nossa newsletter.

[hubspot type=form portal=6241506 id=154db7de-8fde-495d-a354-f38601ef2eb1]


[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]http://www.homeopatiaveterinaria.com.br/cio.htm htp://www.saudeanimal.com.br/82/pets/gatos/acasalamento/cio-reprodutivo-das-gatas http://www.webanimal.com.br/gato/index2.asp?menu=ciclo_estral_gata.htm

http://pequenosfelinos.com/a-reproducao-dos-gatos/[/su_spoiler][/su_accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.