Quem tem um gatinho sabe: eles são animais muito higiênicos e que gostam de se manterem limpos! 

Ainda assim, os gatos estão sujeitos a parasitas como qualquer outro animal que possui contato com a natureza e outros bichos. E a pulga tende a ser um dos parasitas mais comuns a “visitar” os bichanos, causando muita coceira e muito incômodo. 

Dessa forma, preparamos um guia simples para te ajudar a não só se livrar das pulgas no seu gato, mas também mantê-las longe de casa por muito mais tempo. 

Importância de manter as pulgas longe dos gatos 

Por serem muito comuns, alguns tutores tendem a achar que as pulgas não apresentam um grande perigo para seu gato. Porém, estão enganados. 

As pulgas são vetores de doenças sérias, como a anemia infecciosa e a bartonelose, que podem causar complicações na saúde do bichano. Além disso, por conta da coceira que causam quando estão nos pelos do animal, a presença de pulgas leva o gato a coçar certas partes do corpo com maior constância, podendo levar a lesões de pele, queda de pelos e sérias alergias. 

Assim, se você notar que seu bichano está coçando – ou mordendo – certas partes do corpo de maneira mais frequente, realize uma investigação mais profunda da situação e, claro, leve-o para uma consulta veterinária para conseguir o melhor diagnóstico e tratamento para seu bichano. 

Confira abaixo um guia essencial para lidar com o problema das pulgas em gatos. 

1 – Identifique a presença de pulgas

O primeiro passo é sempre identificar o problema. Os sintomas que podem apontar que o seu gato está sofrendo com a presença do parasita são: 

De maneira geral, não é difícil identificar a presença de pulgas no gato. Além dos sintomas apresentados acima, uma averiguação visual da pele do animal permitirá que você veja pontos pretos em meio ao seu pelo, no caso, as próprias pulgas. 

Caso o seu pet apresente algum desses sintomas, procure o auxílio veterinário para determinar qual dos tratamentos abaixo é o melhor para o caso dele. 

2 – Avalie a melhor opção antipulgas para seu gato 

Atualmente, contamos com diversos medicamentos e procedimentos que se livram facilmente das pulgas em seu bichano. 

Pipeta

A pipeta antipulgas contém o remédio responsável pela eliminação das pulgas em forma líquida. O tutor aplica o líquido no pescoço do gato, onde ele irá entrar em ação contra o parasita em pouquíssimo tempo. É considerado o método mais simples, eficiente e seguro para se livrar das pulgas nos bichanos hoje em dia.

Shampoo antipulgas

Os shampoos antipulgas são uma boa opção para eliminar as pulgas de maneira eficaz, além de deixar o peludinho muito fofo e cheiroso. Porém, pelo fato dos gatos não serem grandes fãs de banhos, esse método pode ser considerado um pouco mais estressante para os pets, apesar de eficaz. 

Coleira antipulgas

Funcionando de maneira semelhante à pipeta, a coleira antipulga atua de maneira a espalhar o medicamento responsável pela eliminação das pulgas pelo corpo do animal. Porém, é importante lembrar que nem todos os pets se adaptam ao acessório ao redor do pescoço, podendo causar incômodo ao bichano. 

Comprimidos antipulgas 

Os comprimidos antipulgas também são uma boa opção para quem precisa se livrar das pulgas no corpo do pet. Atuando de dentro para fora, os comprimidos liberam o remédio na corrente sanguínea do pet. Assim, pode ser uma alternativa segura à pipeta para gatos que tendem a se lamber muito, evitando possíveis contaminações ao entrar em contato direto com a medicação líquida. 

3 – Higienize a casa para mantê-las longe por mais tempo

Desde o momento da identificação das pulgas até a finalização do tratamento, é interessante manter os pets em lugar controlado que seja mais fácil realizar a limpeza após a eliminação das pulgas do corpo do animal. 

Dessa forma, o último passo do guia contra as pulgas é a higienização total da casa para se livrar de qualquer parasita que tenha sobrevivido. Assim, recomenda-se que a limpeza seja realizada com inseticidas específicos para o parasita, mas que ao mesmo tempo não sejam tóxicos para o gato. 

Utilizar o aspirador de pó para iniciar a limpeza é uma ótima dica, pois tem maior capacidade de conter qualquer pulga presente no ambiente. Assim, aspire e limpe com os produtos específicos o chão, móveis e todas superfícies da casa que podem acumular os parasitas. Lave bem roupas de cama, vestuário, capas de almofada, as caminhas e os brinquedos dos gatos, onde qualquer pulga possa estar se escondendo. 

Cuide para elas não voltarem

Além dessas dicas essenciais para higienizar a casa e manter as pulgas longe, é essencial ter cuidados diários com a higiene do bichano – e da casa -, além de visitas regulares ao médico veterinário para avaliar a saúde do pet e tratamentos constantes para evitar que o seu pet entre em contato com elas. 

E para isso, conte com a Dr Pet, sua operadora de plano de saúde para pets com atuação nacional. Conheça hoje os nossos planos

Todas as informações contidas neste artigo foram reunidas a partir de sites dedicados a cuidados e saúde animal. Todos os conteúdos de saúde oferecidos no blog Dr Pet são de caráter informativo e nunca devem substituir a orientação, informação e prescrição de seu médico veterinário. A Dr Pet não se responsabiliza por qualquer conduta de tutores em relação aos seus pets que considere apenas as dicas oferecidas pela redação Dr Pet sem a consulta ao médico veterinário responsável pela saúde do seu pet, considerando que cada organismo animal possui as suas peculiaridades.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.