O Chow Chow é uma raça originária do norte da China, criados por imperadores chineses, por volta de 200 a.C., sendo conhecida com uma das raças mais antigas. Inicialmente eram usados como cães de combate, guarda e tração de trenós. Possuem uma pelagem longa, lisa e, de certa forma, dura, tanto para proteção contra o frio como o calor. Eles podem chegar a 32 kg e 56 cm, quando adultos, e possuem expectativa de vida de até 15 anos. Contudo, sua característica mais marcante e mais conhecida é a língua de cor azul.

Cão da raça Chow Chow
Foto de moujib aghrout no unsplash

Comportamento e personalidade

O Chow Chow aparenta ser muito fofinho devido a sua pelagem exuberante e por se parecer com um urso. Eles não são muito brincalhões, principalmente com pessoas que ele não tem afeição. São bastante inteligentes, autoritários e territorialistas, mandam na casa e não se dão muito bem com outros animais.

Apesar da personalidade difícil, eles são muito fiéis e apegados aos donos, sendo bastante receptivos aos carinhos do seu líder apenas. São ótimos cães de guarda, protetores e estão sempre alerta e preparados para o perigo. Mesmo sendo tão inteligentes, eles são um tanto difíceis de adestrar por serem teimosos.

Também são muito independentes e aceitam ficar sozinhos em casa sem problemas. São cães de grande porte, mas se adaptam bem a apartamentos, já que são bem calmos e quietos, sendo até apelidados de “cão com alma de gato”.

A saúde do Chow Chow

Embora não seja um cão muito ativo, é preciso levá-lo para fazer exercícios, para fortalecimento dos membros inferiores, mas evite sair com ele durante o calor e sol excessivos, devido a sua pelagem densa. Por isso, exigem escovação diária, banhos e tosa regulares, evitando nós e doenças de pele. O Chow Chow possui pré-disposição para doenças oculares, por isso é aconselhável lavar os olhos constantemente com água boricada e o acompanhamento veterinário é essencial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.