Chihuahua – saiba mais sobre esse pequenino

O Chihuahua é conhecido como a menor raça de cães do mundo e existem duas versões sobre a origem dessa raça. Alguns dizem que surgiu na China e foi levado para o México por comerciantes e cruzado com pequenas raças nativas. Outros dizem que a raça é originária da América do Norte, descendentes dos Techichi, pequenos cães nativos do México.

Os Chihuahuas ficaram conhecidos mundialmente por volta do século XIX, no ano de 1890, quando a importação da raça se espalhou pelo mundo.

Características do Chihuahua

O Chihuahua é uma raça de vida longa, chegam a viver até 18 anos e podem pesar até 3kg. Eles possuem a pelagem curta e brilhante, mas poucos sabem que existe outra variação com pelo comprido e ondulado, também podem ser encontrados em todas as cores. Por incrível que pareça, os de pelo curto apresentam mais queda de pelagem, mas os de pelo longo exigem mais cuidados quanto à escovação, para evitar que criem nó e para remover os pelos mortos.

Chihuahua de pelo,longo

Chihuahua de pelo longo (Foto de wkn por Pexels)

Comportamento

Os Chihuahuas não gostam de frio e buscam sempre o calor, por isso, é uma raça para viver dentro de casa. São descritos como delicados, afetuosos, energéticos e muito possessivos. Seu temperamento pode ser influenciado pelo ambiente e personalidade do tutor. Eles costumam tremer muito por motivos diferentes, pode ser por estarem com frio ou por motivos emocionais, se estiverem animados ou com medo.

Caso não tenha convivência desde filhote, costumam não gostar muito de outros cães e crianças. São muito ciumentos e apegados aos seus donos. Quando não gostam de alguém deixam isso bem claro, eles não sossegam e latem bastante, pois são muito desconfiados e não gostam de estranhos. Contudo, se adestrados desde pequenos, essa personalidade difícil pode ser contornada.

Chihuahua de pelo curto (Foto de Ana-Maria Roseanu por Pexels)

Apesar do seu temperamento forte, os Chihuahuas amam seu dono incondicionalmente e são ótimos companheiros. Mesmo assim, possuem natureza forte, são corajosos, estão sempre alerta e são super protetores, sempre cuidando dos seus tutores. Mesmo pequenos, são ótimos cães de guarda, qualquer intrusão em seu território faz com que se tornem barulhentos.

Por terem muita energia eles adoram passeios, buscar brinquedos e correr bastante. Sendo assim, são ótimos para tutores que gostam de praticar esportes, estarão sempre dispostos a acompanhá-los.

Cuidados com a saúde

Por terem um temperamento um tanto difícil e dependendo do ambiente em que vivem, eles podem ter alguns problemas psicológicos como estresse e depressão. Portanto, é importante treiná-los desde filhotes para não se desesperarem quando o dono sai.

Por ser uma raça de pequeno porte, são propensos a problemas de saúde dental. Sendo assim, escovar os dentes do seu pet duas ou três vezes por semana pode ajudar a manter a boca saudável e livre de tártaros e bactérias.

Como toda raça, eles possuem predisposição para algumas doenças, como:

  • Hipoglicemia: pode ocorrer por resultado de uma má alimentação e estresse.
  • Hidrocefalia: é hereditária, podendo ser diagnosticada pela moleira do filhote
  • Luxação de patela: o deslocamento do joelho, que também é uma doença hereditária, embora seja incurável, pode ser tratada.

Manter os exames em dia pode identificar esses problemas antes que sejam irreversíveis.

Referências:

Chihuahua – Saiba tudo sobre esta raça

Chihuahua


http://tudosobrecachorros.com.br/chihuahua/

banner cta

3 Responses to “Chihuahua – saiba mais sobre esse pequenino

  • Amei o texto, só esse “apesar de tudo” aí no final é que não condiz.
    O texto todo praticamente só destaca as qualidades (que realmente são maioria) da personalidade da raça, não tem “apesar” nesse caso.

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário