A catarata é uma doença bastante conhecida por todos, ela pode atingir tanto a nós, seres humanos, quanto também os nossos animais de estimação. Não é muito difícil ver algum cãozinho, principalmente de rua, com o olho já contaminado pela catarata, já que, essa doença pode aflorar com a idade e muitos dos animais de rua já são idosos. 

O QUE É A CATARATA?

A catarata é uma doença que faz seus portadores perderem a capacidade de enxergar deixando a lente do olho ‘esbranquiçada’ e bloqueando a passagem da luz. Este problema pode acontecer nos dois olhos ou apenas em um.

COMO O CÃO PEGA ESSA DOENÇA? 

A catarata em cães não é algo contagioso, ou seja, se um animalzinho estiver com essa doença, os outros que estiverem ao lado não correm risco de pegar também, contudo, a doença pode vir com o tempo ou como consequência da genética do animal. 

QUAIS OS SINTOMAS?

Os sintomas aos quais o tutor deve estar em alerta são a brancura do cristalino e os sinais de diminuição da visão, que podem ser notadas ao perceber que o animal está esbarrando em paredes ou está desorientado.

QUAL O TRATAMENTO? 

O tratamento possível para os cães com catarata é a cirurgia. Você pode marcar uma cirurgia para o cachorro e após 3 semanas ele já começa a dar sinais de melhora, contudo, o lado negativo é que não possui 100% de sucesso, pois podem ocorrer complicações ao longo da operação, causando até mesmo a cegueira total do animal.

COMO PREVENIR? 

Existem dois tipos de cataratas que podem ser prevenidas, a causa genética, que você pode evitar acasalar o seu cachorro com algum outro que tenha a doença, ou a catarata diabética, que pode ser identificada fazendo o exame de controle da glicemia regularmente.

Lembre-se, prevenir é o melhor sempre! <3

Referência: http://canaldopet.ig.com.br/curiosidades/especiais/2017-01-29/cachorro-com-catarata.html

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


[contact-form]

[contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Telefone’ type=’text’ required=’1’/][contact-field label=’Idade e Peso do Pet’ type=’text’/][/contact-form]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.