Cuidados que você deve ter após a castração

A castração é a retirada dos testículos ou útero e ovários do animal. Prolonga a vida e é um método simples e seguro de prevenção, tanto de doenças e complicações pós-ninhada quanto no prolongamento da qualidade de vida.

Estudos comprovam que ao castrar uma cadela, as chances dela ter um câncer de mama caem para 0,5%. Já ao castrar um gato, previnem hábitos como marcar território com a urina e 200 novos filhotes por ano.

Como as diferenças entre gatos e cachorros são grandes, nós do Blog Dr Pet vamos explicar um por um.

Como funciona a castração em gatos

Castrar um gato é muito importante, pois previne a procriação e acalma o comportamento. Hábitos como urinar fora da caixa para marcar território diminuem consideravelmente, por exemplo.

Antes de a castração ser feita, o animal precisa estar de jejum por 12 horas. O procedimento é feito mediante anestesia (a inalatória é a mais indicada) e é rápido. O gato pode ser liberado em até 24 horas caso for macho, se for fêmea, pode ficar internada por um dia. Isso se deve ao fato do sistema reprodutor feminino ser mais complexo, exigindo mais tempo de cirurgia e mais tempo em observação.

O uso de roupa cirúrgica ou colar cirúrgico é exigido no pós-operatório, que dura mais ou menos duas semanas. O ideal é sempre castrar seu pet antes do primeiro cio, mas nunca quando o sistema reprodutor ainda não estiver amadurecido.

Cuidados com o gato para uma melhor recuperação

  • Tire tudo que possa se tornar um esconderijo ou pontos estratégicos em que seu pet costuma se esconder.
  • Não deixe que crianças ou outros animais cheguem perto.
  • Crie um ambiente confortável, forre a casinha, por exemplo.
  • Mantenha a caixa de areia, comida, água e casinha mais próxima possível. Assim, evita o esforço do animal.
  • Substitua a areia sanitária por papel picado ou grão de arroz, pois após a cirurgia, o animal está propenso a pegar infecções por meio dela.
  • Monitore a incisão duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Observe se estiver com: vermelhidão, hematomas, inchaço, corrimento ou abertura do corte. Se permanecer por mais de dois dias, leve ao médico veterinário.
  • Mude a ração para “animal castrado”.
  • Evite brincadeiras com seu pet durante este período, deixe-o descansar.

Como funciona a castração em cachorros

Castrar vai muito além de prevenir ninhada, é melhoria na qualidade de vida. A piometria é uma infecção bacteriana em que acumula pus no útero. É uma doença séria que é evitada com a castração. O câncer de mama, conhecido como o tumor mais comum em cadelas também é evitado com o procedimento.

Existem comportamentos comuns nos cães que após a castração, há melhorias significativas. Problemas como agressividade, montar nas pessoas, urinar em local inapropriado para demarcar território e doenças como tumor nos testículos caem drasticamente.

O ideal para a castração, é esperar até o sistema reprodutor estar totalmente amadurecido. Mas antes, é importante verificar a saúde do cão. Exames como infecção, anemia, coagulação, problemas de coração, rins e fígado devem ser verificados.

A operação é feita mediante anestesia inalatória. O pós-operatório dura em torno de duas semanas.

Cuidados com o cão para uma melhor recuperação

  • Verifique os pontos duas vezes ao dia;
  • Coloque em seu pet o colar ou a roupa cirúrgica durante todo o processo de pós-operatório;
  • Não se esqueça de seguir a dieta e os remédios passados pelo médico veterinário;
  • Não deixe seu cão pular ou correr por no mínimo dez dias;

Simule aqui um Plano de Saúde para seu pet

Referências:
http://www.cachorrogato.com.br/gato/castracao-gatos/
http://pt.wikihow.com/Cuidar-de-um-Gato-Ap%C3%B3s-a-Castra%C3%A7%C3%A3o
http://www.hillspet.com.br/pt-br/cat-care/cats-and-neutering-ma.html
http://tudosobrecachorros.com.br/2010/09/castrar-ou-nao-castrar.html
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/castracao/ http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=castracao.htm http://www.royalcanindobrasil.com.br/enciclopet/cao-adulto/castracao-de-caes-machos/
          

11 respostas to “Cuidados que você deve ter após a castração

  • Eu castrei meu Bulldogs, porém o saquinho está bem inchado. É normal?!

  • Olá, castrei o meu cachorro ontem 17/07/2017 e ele não faz cocô e nem xixi, estou dando a medicação dele, fazendo a limpeza e dando comida aos poucos pra ele.
    Ele é acostumado a fazer xixi em todo quintal e como castrei deixo ele no banheiro (pois fui instruida a deixar ele em um lugar pequeno para que ele não se mexa muito para não abrir os pontos).

    É normal ele ficar tanto tempo sem urinar, mesmo bebendo água???

  • NAO E NORMAL FICA INCHADO CORRE PARA VERIFICAR COM SEU VETERINARIO

  • Meu cachorro foi castrado há um ano pois no local onde foi retirado o testículo aparece um necrose e sai puz . Já administrei antibiótico mas não resolveu
    que devo fazer

  • Muito bom ponto de vista e exatidão no conteudo. Palavras simples muitas vezes expressa o que temos no coração e a decisão cabe a cada um de nós mesmos sobre isso. Obrigada.

  • Boa tarde. Eu mandei castrar minha gatinha em uma clínica e ela morreu dois dias após a cirurgia. estou desesperada. Será o que aconteceu? A clínica tem uma aparência boa os profissionais parecem responsáveis.gostaria de uma ajuda

  • LUCIMAGNA SOARES QUIRINO BUENO
    1 ano ago

    É normal cachorro sentir dores após castração

  • LUCIMAGNA SOARES QUIRINO BUENO
    1 ano ago

    É normal cachorra sentir dores após castração

  • Poliana Américo de oliveira
    1 ano ago

    Castreieu cáchorro faz 4 dias e está com o saco inchado o que será ..ele não para

  • Silvana Damada
    7 meses ago

    Olá castrei minha cachorrinha de faz uma semana e em volta ficou roxo e inchado ela tem 2 anos e três meses da raça pinscher pesa kilos e 2 gramas o veterinário falou por ela ser sensível e esse inchaço é da musculatura as vezes têm frebe de 37.8 e está tomando corticóide

Trackbacks & Pings

Deixe um comentário