Castração e pós operatório – O que fazer?

A castração é a retirada dos testículos ou útero e ovários do animal. Prolonga a vida e é um método simples e seguro de prevenção, tanto de doenças e complicações pós-ninhada quanto no prolongamento da qualidade de vida. Estudos comprovam que ao castrar uma cadela, as chances dela ter um câncer de mama caem para 0,5%. Já ao castrar um gato, previnem hábitos como marcar território com urina e 200 novos filhotes por ano. Como as diferenças entre gatos e cachorros são grandes, a Dr. Pet vai explicar um por um!

Gatos

Castrar um gato é muito importante, pois previne a procriação e acalma o comportamento. Hábito como urinar fora da caixa para marcar território diminui consideravelmente, por exemplo.

Antes de a castração ser feita, o animal precisa estar de jejum por 12 horas. O procedimento é feito mediante anestesia (a inalatória é a mais indicada) e é rápido. O gato pode ser liberado em até 24 horas caso for macho, se for fêmea, pode ficar internada por um dia. Isso se deve ao fato do sistema reprodutor feminino ser mais complexo, exigindo mais tempo de cirurgia e mais tempo em observação.

O uso de roupa cirúrgica ou colar cirúrgico é exigido no pós-operatório, que dura mais ou menos duas semanas. O ideal é sempre castrar seu pet antes do primeiro cio, mas nunca quando o sistema reprodutor ainda não estiver amadurecido.

Dicas para recuperação

  • Tire tudo que possa se tornar um esconderijo ou pontos estratégicos em que seu pet costuma se esconder.
  • Não deixe que crianças ou outros animais cheguem perto.
  • Crie um ambiente confortável, forre a casinha, por exemplo.
  • Mantenha a caixa de areia, comida, água e casinha mais próxima possível! Assim, evita o esforço do animal.
  • Substitua a areia sanitária por papel picado ou grão de arroz, pois após a cirurgia, o animal está propenso a pegar infecções por meio dela.
  • Monitore a incisão duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Observe se estiver com: vermelhidão, hematomas, inchaço, corrimento ou abertura do corte. Se permanecer por mais de dois dias, leve ao médico veterinário.
  • Mude a ração para “animal castrado”.
  • Evite brincadeiras com seu pet durante este período, deixe-o descansar.

Cachorros

Castrar vai muito além de prevenir ninhada, é melhoria na qualidade de vida. A piometria é uma infecção bacteriana em que acumula pus no útero. É uma doença séria que é evitada com a castração. O câncer de mama, conhecido como o tumor mais comum em cadelas também é evitado com o procedimento.

 Mas antes, é importante verificar sua saúde. Exames como infecção, anemia, coagulação, problemas de coração, rins e fígado devem ser verificados! A operação é simples, mediante anestesia inalatória e é comum sair em 24 horas. O pós-operatório dura em torno de duas semanas. O ideal é esperar até o sistema reprodutor estar amadurecido e antes do primeiro cio.

Existem comportamentos comuns em cães que, com o procedimento, há uma melhora significativa. Problemas como agressividade, montar nas pessoas, urinar em local inapropriado para demarcar território e doenças como tumor nos testículos caem drasticamente.

Dicas para recuperação

  • Verifique os pontos duas vezes ao dia.
  • Coloque em seu pet o colar ou a roupa cirúrgica durante todo o processo de pós-operatório.
  • Não se esqueça de seguir a dieta e os remédios passados pelo médico veterinário.
  • Não deixe seu cão pular ou correr por no mínimo dez dias.

Perguntas frequentes

Eu só devo castrar minha cadela após ela ter uma ninhada?

É um costume popular dizer que se uma cadela não tiver ao menos uma cria, ela se torna frustrada e triste, mas é mito. Essas características são humanas, cães não sentem falta do que ainda não tem conhecimento. O ideal é castrar até mesmo antes do primeiro cio.

O macho castrado não demostra mais interesse pela fêmea?

Alguns cães pós-castrados podem demostrar interesse pela fêmea sim. Podem até cruzar, mas não haverá fecundação.

Lembre-se que a prevenção é o ideal sempre!

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!

Referências:
http://www.cachorrogato.com.br/gato/castracao-gatos/ http://pt.wikihow.com/Cuidar-de-um-Gato-Ap%C3%B3s-a-Castra%C3%A7%C3%A3o http://www.hillspet.com.br/pt-br/cat-care/cats-and-neutering-ma.html  http://tudosobrecachorros.com.br/2010/09/castrar-ou-nao-castrar.html http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/castracao/ http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=castracao.htm http://www.royalcanindobrasil.com.br/enciclopet/cao-adulto/castracao-de-caes-machos/