Na semana passada, falamos sobre o adorável gato Persa. Ele, assim como o Maine Coon, Ragdoll, Siamês, sagrado da Birmânia (pelo longo e curto), americano e pelo curto Britânico sofrem de uma doença cardíaca séria, que acomete mais os machos: a Cardiomiopatia hipertrófica. Ela pode ser uma doença primária ou secundária a outras doenças como hipertireoidismo, hipertensão sistêmica e estenose subaórtica.

O que é?

É o aumento da espessura e rigidez da parede do ventrículo esquerdo. Ao aumentar de tamanho, o coração passa a receber menos sangue, pois não há a passagem devida do sangue do ventrículo ao átrio. Para suprir as necessidades do felino, o coração se dilata para bombear mais. Dentre todos os problemas, pode causar embolia pulmonar, ou seja, acumulo de líquido no pulmão.

miocardiopatia_hipertrofica

Sintomas

Dificuldade na respiração, tosse, perda de apetite, vômitos, perda de peso e desânimo são um dos principais sintomas. É importante se manter alerta, pois são sutis e simples, podendo ser confundido com qualquer outra doença ou ser levado apenas como um mal estar.

Sinais Clínicos

Após esses sintomas, os sinais clínicos passam a se agravar: há a perda de fôlego depois de qualquer atividade física, tosse, vômitos, perda de peso e letargia (estado de inconsciência). Em alguns casos, o pet pode ter paralisia nas patas traseiras e sopro no coração.

Diagnóstico

Após a consulta com o médico veterinário, é necessário fazer um raio-x para observar a gravidade dos pulmões. Ecocardiograma e eletrocardiograma deverão ser feitos para observar os batimentos cardíacos e as alterações no coração.

Existe cura?

É possível conviver com a doença se for diagnosticada rapidamente. O tratamento é a base de medicamentos para o controle, oxigenoterapia e observação acompanhada juntamente ao médico veterinário.

Lembre-se que prevenção é o ideal sempre!

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!

[contact-form-7 id=”2480″ title=”Simular plano de saúde”]

Referências:
<http://200.145.6.238/bitstream/handle/11449/119907/matteucci_g_tcc_botfmvz.pdf?sequence=1&isAllowed=y>
<http://renalvet.webnode.com.br/cardiologia/cardiomiopatia-felina/>
<http://nayaespecialidades.com/cardiomiopatia-hipertrofica-a-inimiga-n-o-1-dos-coracoes-felinos/>
<http://medfelina.blogspot.com.br/2011/09/cardiomiopatia-hipertrofica-felina.html>

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.