Cães tem conjuntivite?

Existem doenças que poucos tutores sabem, mas acometem tanto seres humanos quanto animais de estimação, é o caso da conjuntivite. Essa enfermidade é comum em cães que têm muito pelo, vivem nas cidades e que andam de carro com a janela aberta, pois o contato com a poeira e outros corpos estranhos é maior.

A conjuntivite canina é quando ocorre a inflamação da conjuntiva, uma membrana atrás da pálpebra que tem a função de proteger o olho. Quando essa membrana inflama, o animal sente incomodo, não consegue piscar e pode ficar cego, pois para aliviar o desconforto, coçam com as patas e as unhas podem prejudicar toda a visão.

conjuntivite

Os sintomas da conjuntivite são: Inchaço, vermelhidão, corrimento, edema (acúmulo de líquido anormal), dificuldade para abrir os olhos e piscar. Deve-se prestar atenção nesses sintomas porque são os mesmos sintomas da cinomose – essa doença acomete cães com o sistema imunológico baixo, fazendo com que ele fique fraco. 85% dos cães falecem dessa doença. Portanto, ao começar esses sintomas, leve direto ao veterinário.

O diagnóstico é mediante exames de raspado da conjuntiva para uma cultura de bactéria. Nesse exame é possível saber se há algo a mais que só a inflamação. Os exames só poderão ser feitos após uma consulta veterinária para avaliação.

A conjuntivite tem cura: podem ser usados colírios, pomadas ou antibióticos via oral! Pergunte a um médico veterinário de confiança para saber se será necessário o uso de colar Elizabetano ( em formato de cone) para que o animal não coce o olho quando estiver sendo tratado.

Lembre-se de que prevenir é o ideal, sempre!

Referências: http://www.blogdocachorro.com.br/conjuntivite-em-caes/

               http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/conjuntivite-canina/

               http://portaldodog.com.br/cachorros/saude/conjuntivite-em-caes/

               http://www.encontrospet.com.br/blog/conjuntivite-canina-tratamento-sintomas/

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


banner cta

2 Responses to “Cães tem conjuntivite?

Deixe um comentário