Existem profissionais que dedicam suas vidas para cuidar dos outros. Os policiais e bombeiros, por exemplo, têm a missão de socorrer a população e muitas vezes não estão sozinhos nessa. Você conhece os cães farejadores?

O olfato humano possui 5 milhões de células relacionados ao olfato, enquanto os cães, de 100 à 200 milhões. Assim, é mais confiável e preciso para os pets encontrarem objetos estranhos do que o homem. Por ter essa habilidade, os cães podem ter vários campos de atuação. Dependendo do campo, será treinado de uma forma específica:

Campo de atuação

Função

Investigação policial

Busca de drogas, armamentos ilícitos e explosivos

Aeroportos Farejando pessoas e bagagens
Rodoviárias
Alfândegas
Resgate de Pessoas Desaparecidos em desastres/ desmoronamento
Cão-guia Ajudando os tutores com alguma limitação ocular.

E são todos os cães que podem ser cães farejadores? Quais são as características? Além do olfato, o pet deve ter o instinto de curiosidade, coragem, alto nível de obediência e Inteligência. O porte físico e a idade são levados em consideração, pois o treinamento começa desde filhote.

O treinamento

Os cães começam o treinamento logo nos primeiros meses de vida. Até o primeiro ano do pet, todos são educados da mesma forma: consiste em brincadeiras e recompensas. Após o primeiro ano de vida, novas técnicas são usadas dependendo para qual área ele seguirá. Os cães farejadores de drogas, por exemplo, o treinamento tem a duração de 4 meses e é com base em simulações.

Existem dois tipos: o ativo e o passivo. O ativo é quando o cão é treinado para dar uma resposta entusiástica, arranhando e mordendo no local em que a droga está. É usado em locais abertos e de difícil acesso. Já o passivo é quando o pet é treinado para sentar ao lado dos suspeitos ou do local onde a droga está escondida. Geralmente essa técnica é usada quando há um contato direto com seres humanos. Um cão farejador pode trabalhar de 8 à 10 anos, depois é adotado por um dos membros da cooperação.

 

Quais as raças mais usadas para esse tipo de trabalho?

Porte grande Porte pequeno
Pastor Alemão Dachshund
Pastor Holandes Beagle
Pastor Belga Basset Hound
Golden Retriever Terrier Escocês
Labrador Retriever
Rottweiler

Curiosidade!

A maioria dos cães farejadores são fêmeas! Isso acontece porque os machos se distraem mais, tornando-o menos obediente.

 

Referências: http://www.melhoramigo.dog/caes-farejadores-o-que-fazem/                   http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/cao-farejador/                   http://www.webanimal.com.br/cao/index2.asp?menu=fareja.htm                   http://www.guiaderacas.com.br/cachorros/racas/caes-sabujos-e-farejadores.shtml                   http://www.blogdocachorro.com.br/racas-de-cachorros/caes-sabujos-e-farejadores/

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


[contact-form]

[contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Telefone’ type=’text’ required=’1’/][contact-field label=’Idade e Peso do Pet’ type=’text’/][/contact-form]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.