A raça de cães pequenos da realeza britânica, os Corgis, vem conquistando o mundo com toda a fofura e o carisma que conseguem concentrar em seus trinta centímetros de altura. 

Após ganhar os holofotes em 2022 após o falecimento da Rainha Elizabeth II, a raça que teve diversas gerações presentes ao lado da coroa inglesa surpreende muitos apaixonados por pets com a sua história e características físicas. 

Conheça a seguir alguns fatos curiosos sobre os corgis! 

História dos corgis

Antes de apresentarmos a história dos cães corgis, é importante lembrarmos que há duas variações da raça que surgiram em momentos diferentes da história. 

A primeira “versão”, os Welsh Corgi Cardigan, teria aparecido em no País de Gales, no Reino Unido, por volta de 1200 a.C., vindo diretamente da Europa Central para atuar como ajudante das famílias britânicas, especialmente como cão de pastoreio. Sim! Apesar das pernocas curtinhas, os corgis atuaram por grande parte da sua história conduzindo rebanhos de pequenos, médios e grandes animais, como vacas e pôneis. 

Já a segunda “versão” da raça, o Welsh Corgi Pembroke, teria aparecido também no País de Gales, mas quase mil anos após a primeira, por volta de 1107 d.C. e muitos acreditam que ela surgiu do cruzamento com o Spitz Alemão. Os Welsh Corgi Pembroke também atuaram como cães de pastoreio para donos de fazenda no Reino Unido durante esse período. 

Foi apenas em 1934 que as raças foram oficialmente separadas e, logo após esse período, Catherine Bowes-Lyon, mãe da rainha Elizabeth, decidiu adquirir um Welsh Corgi Pembroke para a futura monarca. Com isso, a popularidade do cão cresceu exponencialmente na Inglaterra, dando origem a diversos novos canis para reprodução dos corgis. 

Cachorro Corgi: saiba tudo sobre o cão baixinho. - Cães, Corgi

Características físicas e saúde

Apesar de muito semelhantes, é possível distinguir o Welsh Corgi Cardigan e Welsh Corgi Pembroke por alguns detalhes físicos, como o rabo e a pelagem. Enquanto o Cardigan possui um rabo mais alongado, o rabo do Pembroke é menor. Já em relação à sua pelagem, o Cardigan pode ter a pelagem tigrada ou tricolor, enquanto o Pembroke possui pêlos avermelhados, caramelo, preto e castanho, com ou sem manchas brancas.

Cachorro Corgi: saiba tudo sobre o cão baixinho. - Cães, CorgiAmbas as raças possuem as patinhas encurtadas e orelhas triangulares pontuadas, características que tornam os corgis únicos e especiais. Já a sua expectativa de vida é em média 14 anos e costumam medir cerca de 30 cm e pesar 12 kg de pura fofura.  

Curiosidades

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os corgis, que tal conferir algumas curiosidades que garantimos que você não sabia sobre eles! 

1 – Eles são muito atléticos. 

Se engana quem pensa que só porque são cães menores que os corgis não são atléticos. Como um bom cão de pastoreio, o pequeno é cheio de energia e adora realizar exercícios diariamente. Então, se você está pensando em ter um corgi, é importante saber que caminhadas diárias nunca poderão faltar em sua rotina!

2 – São cachorros muito inteligentes e aprendem comandos facilmente. 

Ocupando o 11º lugar (Pembroke) e 31º lugar (Cardigan) no ranking de cães mais inteligentes do mundo, os corgis são capazes de aprender comandos com 5 a 15 repetições – dependendo da complexidade -, com uma taxa de sucesso de 85%! 

3 – Uma 3ª versão da raça nasceu na realeza: os dorgis. 

Do cruzamento entre um Welsh Corgi Pembroke da Rainha Elizabeth II e um Dachshund – cachorro salsicha – da Princesa Margaret, surgiu uma nova raça: os dorgis. Apesar de igualmente fofos aos corgis e dachshund, esses cãezinhos híbridos se diferenciam pela pelagem mais curta com cores que variam entre dourado, marrom e preto.

E aí, gostou da matéria? Que tal nos contar nos comentários uma curiosidade que você sabe sobre esses cães reais? 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.