De origem britânica, os bulldogs eram cães de porte grande entre os séculos 17 e 18. Tinham habilidades para imobilizar touros e lutavam com animais de grande porte como ursos. Eram cães criados para combate. Porém, em 1835, a lei chamada “Cruelty to Animals Act” foi aprovada, fazendo com que brigas entre animais fossem proibidas. A raça ficou na lista negra, quase os levando à extinção.

Passado alguns anos, por meio de cruzamentos planejados entre raças, transformaram o cão briguento em um animal dócil e de companhia. Assim, foi criado o Bulldog Inglês. Já o americano foi criado a partir do tráfico de bulldogs para a América, ajudando com a pastagem de gados e na proteção de propriedades.

No ranking de raças, o Bulldog Inglês é o oitavo mais criado do Brasil, enquanto Bulldog Americano ocupa a 54ª posição. Como foram criados pensados em desempenho e não aspectos físicos, tinham variações de porte bem diferentes, o que repercute até hoje. Saiba as diferenças e semelhanças entre os dois:

Bulldog Inglês ganha em

Bulldog Americano ganha em

Empate em

O cruzamento dessas raças não é indicado para quem é criador. Mas para a procriação do Olde English Bulldogge (mistura de Pitbull, Bulldog americano e inglês) é permitida.

Referência: Revista Cães & Cia, ed. 442, pág. 20 à 25.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.