O American Bobtail relembra o Lince Americano ou Bobcat, no entendo, nunca foi comprovado uma conexão genética. Atualmente, a raça é aceita nas variações de pelo curto e de pelo semi-longo, vindo em todas as cores e padrões, mas a sua marca registrada é a cauda curta, também se acredita que a raça já existia na natureza há muito tempo.

Gato Bobtail americano de pelo curto
Bobtail americano de pelo curto

Comportamento

Apesar da aparência selvagem, o Bobtail apresenta um temperamento calmo, de maneira que ele se torna uma boa companhia para pessoas que nunca tiveram um gato, pessoas ou famílias com outros animais de estimação e para famílias com crianças e com mais velhos. A raça não costuma ser nem daquelas que parecem ter bateria infinita e nem as que ficam horas deitada no sofá. Contudo, o Bobtail é visto como um ótimo caçador, possui uma inteligência acima da média dos gatos domésticos.

Temperamento

O Bobtail é amigável, gentil e extremamente brincalhão, embora um pouco desconfiado nos primeiros contatos. Ao contrário de outras raças de gato, não é muito independente, por isso ele se torna muito ligado ao seu dono.

Cuidados específicos

Esse gato é de fácil cuidado. Até mesmo na variação semi-longa, a escovação semanal basta para remover pelos mortos e manter a boa aparência. Banhos ocasionais também são indicados para ambas às variações da raça.

A saúde do Bobtail

A raça Bobtail costuma ser saudável, no entanto aqueles que nascem sem rabo, o que eventualmente pode acontecer, costumam apresentar problemas de saúde por causa de sua espinha muito curta. De todo modo, a seleção natural produziu um gato forte e sem problemas de saúde.

Referência: Revista Pulo do Gato, ed. 104. pág. 20.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.