Conhecidos como cães de porte grande e obedientes, o Labrador Retriever e o Golden Retriever são cães muito parecidos. Ambos tem predisposição a contrair doenças ortopédicas, dermatológicas e oncológicas. Veja a seguir as principais.

Doenças dermatológicas

Conhecido como dermatite atópica, é uma doença de pele genética e não tem cura. É uma alergia aos antígenos do próprio ambiente, fazendo com que essa irritabilidade não passe. Pode ser diagnosticada pelos exames de histopatologia e raspado de pele.

O tratamento consiste em medicamentos. É necessário saber que esse procedimento além de amenizar os sintomas, em longo prazo pode diminuir o tempo de vida do animal.

Doenças oncológicas (tumores)

O lipoma é um tumor benigno ocasionado pelo acúmulo de gordura. É localizado debaixo da pele e é comum em fêmeas. O diagnóstico pode ser feito pelo exame de histopatológico e o tratamento é cirúrgico.

Doenças ortopédicas

Existem duas doenças ortopédicas que seguem basicamente o mesmo rumo, só que em lugares diferentes: a Displasia de cotovelo e a coxofemoral.

A displasia de cotovelo é o desenvolvimento anormal da articulação dos joelhos. Antigamente, era usado para descrever casos de desgaste de cartilagem. Hoje, é usado para definir um conjunto de 4 doenças. Conhecido como a desunião do músculo do antebraço (chamado ancôneo), pode desenvolver para artrose.

Já a coxofemoral é a desunião do músculo da coxa e possui 5 graus da doença. Pode ser diagnosticada pelos exames de raio-x e tomografia e o tratamento é cirúrgico.

Lembre-se que o acompanhamento do médico veterinário é essencial!

[su_accordion][su_spoiler title=”Referências:” open=”no” style=”default” icon=”plus” anchor=”” class=””]
http://www.hospvetprincipal.pt/displasiacotovelo2.html
http://www.ortocanis.com/pt/content/21-tratamento-e-reabilitacao-da-displasia-do-cotovelo            http://www.petshopauqmia.com.br/2012/01/displasia-do-cotovelo-em-caes/
http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/69799  http://www.cpcsb.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=13&Itemid=11
http://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-muscular/musculos-do-membro-superior/musculos-do-antebraco/ http://www.icb.usp.br/mol/7-46-endocond1.html
http://www.cachorrogato.com.br/cachorros/displasia-coxo-femural/
www.uel.br/revistas/uel/index.php/semagrarias/article/download/2732/2356
[/su_spoiler][/su_accordion]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.