As doenças que afetam o Golden e o Labrador Retriever
Conhecidos como cães de porte grande e obedientes, o Labrador Retriever e o Golden Retriever são cães muito parecidos. Ambos tem predisposição a contrair doenças ortopédicas, dermatológicas e oncológicas. Veja a seguir as principais.
Doenças dermatológicas
Conhecido como dermatite atópica, é uma doença de pele genética e não tem cura. É uma alergia aos antígenos do próprio ambiente, fazendo com que essa irritabilidade não passe. Pode ser diagnosticada pelos exames de histopatologia e raspado de pele.
O tratamento consiste em medicamentos. É necessário saber que esse procedimento além de amenizar os sintomas, em longo prazo pode diminuir o tempo de vida do animal.
Doenças oncológicas (tumores)
O lipoma é um tumor benigno ocasionado pelo acúmulo de gordura. É localizado debaixo da pele e é comum em fêmeas. O diagnóstico pode ser feito pelo exame de histopatológico e o tratamento é cirúrgico.
Doenças ortopédicas
Existem duas doenças ortopédicas que seguem basicamente o mesmo rumo, só que em lugares diferentes: a Displasia de cotovelo e a coxofemoral.
A displasia de cotovelo é o desenvolvimento anormal da articulação dos joelhos. Antigamente, era usado para descrever casos de desgaste de cartilagem. Hoje, é usado para definir um conjunto de 4 doenças. Conhecido como a desunião do músculo do antebraço (chamado ancôneo), pode desenvolver para artrose.
Já a coxofemoral é a desunião do músculo da coxa e possui 5 graus da doença. Pode ser diagnosticada pelos exames de raio-x e tomografia e o tratamento é cirúrgico.
Lembre-se que o acompanhamento do médico veterinário é essencial!
[…] considerado uma das raças mais populares atualmente. Além de bom companheiro, é usado como cão-guia, em fins terapêuticos e ajudando policiais a detectar narcóticos. Possuem pelos longos e variam […]