Logo ao chegar na ilha, você já consegue ver os gatinhos

Aoshima, a ilha que tem mais gatos do que gente

Conhecida como “Cat Island”, situada ao sul do Japão e cercada pelo oceano pacífico, a ilha pode ser considerado um dos lugares mais fofos da Terra.

Lá, a maioria dos habitantes não são humanos, mas sim gatos, com uma média de 6 bichanos para cada pessoa.

Logo ao chegar na ilha, você já consegue ver os gatinhos

Logo ao chegar na ilha, você já consegue ver uma multidão de gatinhos (REUTERS/Thomas Peter)

Os felinos chegaram ao local para controlar a infestação de ratos em barcos pesqueiros dos moradores, na época a ilha era bastante movimentada, mas com o tempo, a economia não avançou e as pessoas foram abandonando o lugar.

Com a ausência de predadores naturais, os bichanos se reproduziram e ocuparam as casas. Em 2000 a população felina aumentou muito e hoje são cerca de 120.

Gatos se aglomeram em torno da moradora da vila, que carrega um saco de ração

Gatos cercam moradora da ilha na espera por comida (REUTERS/Thomas Peter)

 

Na década de 40, Aoshima tinha uma população de quase 900 pessoas. Hoje em dia, a maioria dos moradores, aproximadamente 20 pessoas, são idosos.

Os gatinhos são alimentados por esses habitantes com bolas de arroz, barras de energia, batatas e restos de peixe, ou pelos turistas (apesar de não recomendado) que vão lá só para ver o fenômeno.

Apesar da multidão de fofura, na ilha não há nada para fazer além de observar e brincar com os gatos, pois a ilha  não conta com hotel, restaurante e nem nada do tipo.

Habitante da ilha se incomoda com os gatos em sua porta

Habitante espanta gato que estava na porta de sua casa ao sair (REUTERS/Thomas Peter)

Desde 2018 um veterinário vai a essa ilha fazer a castração de alguns desses gatos para controlar o aumento da população.

Caso você se interesse em visitar a ilha , é preciso ir até o porto de Nagahama, que fica a 840 km de Tóquio, pegar uma das duas balsas que saem diariamente e percorrer um trajeto que dura em média 40 minutos.

Vista de cima da vila de pescadores da ilha Aoshima

Na vista para a vila dos pescadores, percebemos que a ilha é pequena (REUTERS/Thomas Peter)

Achou muito interessante né? Mas saiba que existem cerca de 12 ilhas nessas mesmas situações só no Japão!

Referências:
<https://viagem.uol.com.br/noticias/2019/05/15/dominio-felino-conheca-a-ilha-japonesa-onde-ha-mais-gatos-do-que-gente.html><https://sol.sapo.pt/artigo/626850/conheca-aoshima-a-ilha-onde-existem-mais-gatos-do-que-pessoas><https://www.japaoemfoco.com/aoshima-a-ilha-dos-gatos-no-japao/><https://www.hisgo.com/us/destination-japan/hiroshima/cat_island_aoshima.html><https://fotografia.folha.uol.com.br/galerias/33126-ilha-de-gatos#foto-489201/>

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: