Ração de Cachorro

Todo dono de pet deve reconhecer a importância de uma boa alimentação para cães. Ou seja, compreender que o bichinho necessita de refeições balanceadas, a fim de preservar sua saúde, energia e desenvolvimento.

 

No entanto, são tantos conselhos por aí que fica difícil saber o que pode ou não oferecer a eles. Os tutores que amam os seus cães entendem que a qualidade de vida deles requer cuidados especiais. Com idas ao veterinário esporadicamente, rações adequadas, momentos de lazer e muito carinho.

 

Quem acha que os pets podem comer qualquer tipo de comida, como restos de refeições ou alimentos gordurosos, por exemplo, está redondamente enganado. É fundamental valorizar o que os especialistas dizem sobre a nutrição canina para prolongar o tempo de vida do animal.

 

Então, se você está procurando ajuda para cuidar bem do seu bichinho, leia agora mesmo sobre a importância de uma boa alimentação para cães. Veja o que fazer e o que não fazer, para mantê-lo saudável por mais tempo.

 

 

A nutrição e as fases da vida

Uma das análises mais importantes para conquistar uma alimentação saudável coincide com as fases da vida dos pets. Antes de adquirir rações aleatoriamente, vale a pena atentar-se ao tipo de alimentação indicada para cada fase da vida.

Cão filhote se alimentando
Filhote fofo se alimentando

Cães filhotes

Os adoráveis cães filhotes são cheios de energia, de vontade de brincar e de descobrir tudo ao seu redor. Caso seu tutor não compreenda que os hábitos alimentares exigem cautela, ele põe em risco o desenvolvimento do bichinho.

 

Geralmente, quando isso acontece, é perceptível o desânimo, a sonolência e a má vontade para brincadeiras. Por este motivo, busque referências de rações para filhotes na faixa de idade correta.

 

As raças pequenas, como Pug e Yorkshire, por exemplo, levam de 9 meses a 1 ano para virarem adultos.

 

As raças médias, como o Boxer e o Buldogue Inglês, tornam-se adultos após 1 ano de seu nascimento.

 

Já as raças maiores, como o Dogue Alemão, levam até 2 anos.

 

Casal abraçando cachorro adulto
Casal brincando com cachorro adulto

Cães adultos

Ao chegarem na fase adulta, a energia diminui um pouco. Sendo assim, a ração deve ser trocada para a idade adequada, especialmente por uma não tão vigorosa, energética. O que poderia desregular os valores nutricionais de que realmente precisa.

 

 

Cães idosos

Os cães idosos são mais propensos a desenvolverem problemas de saúde. Por estarem numa fase mais avançada da vida. Esses pets devem ser levados ao veterinário com mais frequência, a fim de prevenir doenças como obesidade, desequilíbrio no organismo, fadiga e etc.

 

 

O que não pode faltar em uma boa alimentação para cães?

Caso já tenha conversado com um especialista em nutrição canina ou médico veterinário, provavelmente já descobriu algumas dicas. Como:

 

 

 

 

 

 

 

As funções de cada categoria de ração

Um cãozinho mal alimentado apresenta uma série de sinais que assustam os tutores. Como cansaço aparente, odor e aspecto diferentes nas fezes, desatenção, pelagem modificada, entre outras indicações. Dessa maneira, se faz necessário aprender as funções de cada categoria de ração para cães para alimentá-los.

Ração de cachorro
Ração de cachorro

Categoria Standart

As rações que vêm com selo “Standard” possuem proteínas mais comuns. Isto é, não fornecem valores nutricionais muito energéticos ou específicos. O animal que se alimenta dessa refeição costuma comer mais para se sentir satisfeito. Adquirindo os nutrientes necessários em porções maiores.

 

 

Categoria Premium

Nas embalagens da categoria premium notamos um nível menor de proteína animal. Por outro lado, há maior concentração de proteína vegetal. Pode-se dizer que é uma alimentação mais saudável, favorecendo a reposição da carga energética dos cães.

 

 

Categoria Super Premium

Esta é a ração com maior valor nutricional de proteínas, proporcionando melhor a absorção dos nutrientes para os pets. Por este motivo, os cães consomem menos ração e ficam mais fortalecidos. Outro benefício são as composições da ração super premium, que tornam as fezes mais consistentes, diminuindo também o odor.

 

O que fazer quando os cães não querem comer?

Além da ração selecionada e dos horários do dia, existem outros motivos que atrapalham a boa alimentação dos cães. Se o seu cão não quer comer, avalie:

 

  1. A presença de insetos na ração;
  2. O tempo de permanência da ração no recipiente;
  3. O fechamento hermético;
  4. A altura e posicionamento dos potes de água e comida.

 

 

Sempre esteja vigilante aos sinais que o cãozinho demonstra no dia a dia. Priorize refeições saudáveis e horários programados. Não fique muito tempo sem levá-lo ao veterinário!

Mulher abraçando seu melhor amigo
Mulher abraçando seu melhor amigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.