Semana passada, falamos sobre o Maltês e suas principais doenças. Essa semana, falaremos sobre uma doença hepática comum em raças de pequeno porte: o Shunt Portossistêmico.

Afinal, que doença é essa?

É qualquer anormalidade vascular que desvie o sangue da porta do fígado para a circulação geral, ou seja, o sangue não chega a ser filtrado, pois por algum motivo é desviado. Vai direto para o coração e se dirige a todos os órgãos do corpo humano.

Mas o fígado é tão importante assim?

O fígado tem a função de cuidar do metabolismo de proteínas, carboidratos e gorduras, desintoxica e excreta drogas e toxinas, forma e elimina a bile. Ele filtra todo o sangue, eliminando tudo de ruim e absorvendo o que tem de bom. Observe o esquema abaixo:

Sistema porta

Se o item 3 não cumprir seu papel, pode resultar em atrofia e disfunção do fígado, diminuindo a capacidade do corpo de absorver as substâncias boas do sangue. Essa doença é comum em cães de raça pura.

Os sintomas são: perda de apetite, dificuldade em ganhar peso, tremores, andar compulsivamente em círculos, perda de consciência, vômito e diarreia. Pressionar a cabeça na parede e andar cambaleante é outro sinal que deve ser levado muito a sério, pois também pode ser doença prosencéfalo (em que o encéfalo frontal do cérebro está danificado), ou o envenenamento tóxico. Caso queira ver um vídeo demonstrando esse comportamento, clique aqui.

O diagnóstico para a descoberta do Shunt Portossistêmico pode ser feito mediante exames laboratoriais e de imagem. Existe cura, mas só por procedimento cirúrgico.

É importante que seja detectado desde o início para que o pet seja curado o mais rapidamente possível, portanto, nunca se esqueça de ficar de olho nos sintomas e nos exames anuais de check-up!

Lembre-se de que prevenir é o melhor, sempre!

Referências:

http://www.cvbvet.com.br/artigos/?idpub=7

http://spitzlaranja.blogspot.com.br/2014/07/desvio-portossistemico-shunt.html

http://www.pubvet.com.br/uploads/952885b652758324c20fe26933a5a7be.pdf

http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/oMeJPpeLUILGzHF_2013-6-13-15-21-9.pdf

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


[contact-form]

[contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Telefone’ type=’text’ required=’1’/][contact-field label=’Idade e Peso do Pet’ type=’text’/][/contact-form]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.