5 mitos sobre a vacinação em gatos

Muitos tutores de felinos acreditam que a vacinação pode causar sérios danos à saúde dos seus gatinhos, o que é apenas um mito, que leva a proliferação de doenças no mundo dos pets. Por isso, queremos desmistificar essa crença e mostrar como a vacinação é importante para a saúde dos nossos animaizinhos.

Mito 1 – Gatos não precisam ser vacinados

Pelos gatos serem considerados mais independentes  e ficarem doentes com menos frequência o que os cães, muitos tutores acreditam que não é necessário vaciná-los. O que está totalmente errado, pois a vacinação é essencial e deve ser feita de forma correta. Filhotes devem receber vacinas e seus respectivos reforços contra panleucopenia, rinotraqueite, calicivirose e FeLV. Já os adultos devem ter suas vacinas renovadas anualmente.

Mito 2 – Meu gato só fica em casa, por isso não precisa de vacina

Independente de como é a convivência com seu gato ele precisa e deve ser vacinado, mas saiba que o protocolo vacinal pode ser moldado e direcionado às necessidades individuais de cada paciente. Sendo assim, a consulta com um veterinário é muito importante, sendo que as doenças podem chegar ao pet indireta ou diretamente.

Mito 3 – Vacinas podem causar tumores

Alguns tutores temem vacinar seus felinos com medo de alguma complicação resultar em um tumor. Esse tumor na verdade é um sarcoma por aplicação e ocorre devido a qualquer aplicação realizada de forma subcutânea, que envolvem tanto medicamento, soro, microchip como vacinas.

Para evitar esse sarcoma, o ideal é evitar o uso de agulhas muito grossas, injetar o liquido devagar e aplicar nas extremidades do corpo do animal, nunca no dorso ou na escápula, assim caso o felino venha a ter um sarcoma o tratamento é mais fácil nessas regiões.

Mito 4 – Vacina contra raiva é só para cães

As pessoas costumam associar a raiva apenas aos cães, o que é errado, pois essa doença pode não poupa nenhum mamífero, muito menos os felinos. A única forma de protegê-los é com a vacina antirrábica anual, desde os primeiros meses de vida!

Mito 5 – Vacina dá muita reação em gatos

Reações a vacinas ocorrem até mesmo em humanos, nem por isso é recomendado que deixemos de tomá-las. Nos casos dos felinos, mesmo que elas possam acontecer, reações são incomuns, com uma taxa de 51,6 casos a cada 10.000. Sendo assim, pode vacinar seu gatinho sem medo!

Lembre-se prevenir é o melhor remédio!

Referência: Revista Pulo do gato, ed. 126, pág. 26

1 Comentário

  • hugo 18 de outubro de 2018 Responder

    O “mito 3” não é um mito.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: