Conhecida como PIF, a Peritonite Infecciosa Felina é uma doença viral em que o próprio sistema imunológico modifica o RNA atacando o corpo, causando doenças, infecções e enfermidades. Infelizmente, é uma doença fatal em semanas e muito recorrente.

O meio de transmissão principal é via oral. Existem raças que geneticamente possuem predisposição à doença, como: persa, abissínio, bengal, birmanês e himalaio. É transmissível através de contato com secreções orais e respiratórias e é eliminado pela saliva, urina e fezes. Existem outras formas de contrair a doença, dentre elas: estar entre os 6 meses e 2 anos de idade, gatos idosos, superlotação em gatis e abrigos ou já ter contraído alguma doença infecciosa crônica como FeLV e FIV.

A PIF tem um período de encubação indeterminado e existem dois tipos: a seca e a efusiva.

PIF efusiva

A evolução da doença varia de 2 a 6 semanas. Os sintomas são:

PIF seca

É a evolução lenta da doença. Os sintomas são:

Ambas as formas tem o estresse também como fator predisponente. Existe um exame próprio para diagnosticar, mas infelizmente a PIF não tem cura. Há vacina para a doença, mas não é confiável, pois ela serve apenas para retardar o efeito da doença. Alguns meios de tentar prevenir a doença são: manter a caixa de areia limpa, evitar aglomerar muitos gatos juntos e antes de introduzir mais um animal, deixá-lo de quarentena até ter certeza de que está tudo bem.

Lembre-se que prevenir é o melhor remédio!

Referências:http://www.provet.com.br/artigo/especialidades/pif-peritonite-infecciosa-felina/20/      http://www.unicruz.edu.br/seminario/artigos/saude/PERITONITE%20INFECCIOSA%20FELINA%20-%20REVIS%C3%83O%20BIBLIOGR%C3%81FICA).pdf http://www.unicruz.edu.br/16_seminario/artigos/saude/PERITONITE%20INFECCIOSA%20FELINA.pdf http://www.uff.br/rbcv/ojs/index.php/rbcv/article/view/1047/944 http://www.revistapulodogato.com.br/vet-responde/ler-pergunta/270/dr-tem-como-podemos-prevenir-a-pif http://www.lepetitchat.com/info/pif.htm

Simule aqui um Plano de Saúde para seu Pet!


[contact-form]

[contact-field label=’Nome’ type=’name’ required=’1’/][contact-field label=’Email’ type=’email’ required=’1’/][contact-field label=’Telefone’ type=’text’ required=’1’/][contact-field label=’Idade e Peso do Pet’ type=’text’ required=’1’/][/contact-form]

0 resposta

  1. Alguns anos passados,tive uma persa que contraiu a doença em um gatil.Foi triste e doloroso para ela e para mim.Hoje conheço bem os sintomas e estou sempre alerta pois,tenho 4 persas,duas com 17 anos,uma com 15 e outra com 10.Todo cuidado é pouco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.