10 curiosidades inusitadas sobre cães

Os cães são animais que não cansam de nos surpreender. A lista de características e habilidades que eles possuem vão desde impressões digitais exclusivas até a capacidade de detectar doenças seríssimas em humanos utilizando apenas o olfato. Conheça hoje 10 curiosidades sobre os nossos maiores companheiros que você provavelmente ainda não sabia. 

  1. Os cães são capazes de diferenciar idiomas

Um estudo húngaro recente descobriu que os cães são capazes de reconhecer idiomas diferentes e palavras que não entendem. Na pesquisa, os peludinhos eram colocados para ouvir o livro “O Pequeno Príncipe” em dois idiomas distintos e mostraram que diferentes partes de seus cérebros acendiam quando expostos a línguas familiares e desconhecidas.

  1. Os cães podem entender, em média, 89 palavras.

Um estudo realizado no Canadá com cães de diversas raças revelou que, em média, os nossos companheiros peludos podem entender 89 palavras que os seus tutores falam. Então, termos como “coma”, “ passear”, “sente” são realmente entendidos quando tentamos nos comunicar com os nossos cães. 

Os pesquisadores ainda puderam mapear quais são as 10 palavras mais compreendidas pelos cachorros, sendo elas: 

– O nome do cão; 

– Sente-se

– Venha

– Boa menina/Bom menino 

– Abaixe-se

– Fique

– Espere

– Não

– Ok

– Deixe isso. 

  1. A personalidade do cão não é determinada por sua raça

Um estudo publicado em 2022 na revista Science aponta que as raças dos cães não são bons indicativos de seu comportamento, explicando só 9% das diferenças de hábitos de cachorro para cachorro. 

O estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos, apontou que outros fatores, como o ambiente em que o cão é criado e o tratamento recebido, podem ter um impacto maior na personalidade do cão do que sua raça. Assim, os resultados do estudo sugerem que, em vez de usar a raça como um indicador da personalidade do cão, pode ser mais útil avaliar individualmente cada cão para determinar suas características comportamentais e necessidades específicas.

  1. Cães podem detectar doenças, como o câncer, através do olfato. 

Os cães são capazes de identificar diversas doenças graves, incluindo o câncer, através do olfato. Isso se deve ao fato de que as células cancerígenas produzem odores diferentes das células saudáveis, e o olfato apurado dos cães permite que eles detectem essas diferenças. Em 2019, a Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular apresentou resultados impressionantes de um experimento que identificou amostras positivas para câncer de pulmão com 97% de precisão, por exemplo. Essa descoberta pode revolucionar a forma como o câncer é diagnosticado, tornando os testes mais eficazes, rápidos e menos invasivos. Além disso, os cães também podem ajudar na prevenção e detecção precoce de outras doenças, como diabetes e epilepsia, por exemplo, através do olfato aguçado.

  1. Cães podem doar sangue. 

A doação de sangue é uma prática fundamental não só para os humanos, mas também para a comunidade dos pets. Assim como os humanos, eles possuem características específicas no seu organismo que os distinguem uns dos outros, desde sua pelagem, raça e comportamento até o tipo sanguíneo. Os requisitos para que um cão possa ser doador de sangue são:

– Ter entre 1 e 8 anos; 

– Com temperamento dócil;

– Vacinação e vermifugação em dia;

– Controle de pulgas e carrapatos;

– Não apresentar doença ou transfusão prévia;

– Ter em torno de 28 kg. 

  1. Os cães envelhecem 40 anos nos primeiros 2 anos de idade.

Cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que filhotes de cão envelhecem rapidamente nos primeiros anos de vida, mas depois seu envelhecimento desacelera nos demais anos. Os pesquisadores acompanharam a idade biológica de 104 labradores e descobriram que, aos dois anos de idade, eles eram equivalentes a um humano no início dos seus 40 anos. Assim, cães de 2 anos estão mais próximos dos 40 anos humanos do que dos 14, como se acreditou por muitos anos. 

  1. Os cães sabem diferenciar tons de cinza com maestria – mas enxergam outras cores também. 

É um grande mito que os cães enxergam o mundo em preto e branco. Por muito tempo se acreditou nisso porque enquanto os humanos possuem três receptores de cores, os cachorros possuem apenas dois. Isso significa, de fato, que eles detectam os tons de maneira diferente e mais limitada da nossa. 

Mas ainda assim, os cães são capazes de captar tons amarelo-acinzentados e azulados, além de distinguirem perfeitamente diversos tons de cinza, capacidade essa que nós, humanos, não possuímos.

  1. O coração de um cão adulto bate o dobro do de um humano. 

A frequência cardíaca é um indicador importante da saúde de um animal, e as diferenças entre a frequência cardíaca humana e canina são significativas. Enquanto a frequência cardíaca normal de um ser humano adulto varia entre 68 e 86 batimentos por minuto, a frequência cardíaca normal de um cão adulto saudável pode variar de 70 a 160 batimentos por minuto. Isso significa que a frequência cardíaca de um cão pode ser quase o dobro da frequência cardíaca de um humano. 

Vale lembrar que a taxa de pulso de um cão varia dependendo do tamanho, raça, idade, nível de atividade e temperatura corporal. Cães menores, como Chihuahuas, tendem a ter uma frequência cardíaca mais alta, enquanto cães maiores, como Dogues Alemães, tendem a ter uma frequência cardíaca mais baixa.

  1. O nariz do cão é a sua impressão digital. 

Assim como nós, os animais também possuem padrões únicos em seu corpo que ajudam em sua identificação. Porém, eles não estão na ponta de suas patas, como poderia se imaginar. O método mais utilizado para identificar cães é a impressão nasal. Essa região tem vincos, relevos e linhas que formam um desenho único em cada pet! Na prática, isso quer dizer que nenhum cão ou gato terá o focinho igual ao outro.  

  1. Tutores gastam o dobro com cães do que com gatos.

Segundo um estudo realizado pelo Instituto Pet Brasil, os gastos médios mensais com cães são 104% maiores do que com gatos. Enquanto os gastos com gatos foram de R$200,19, os com cães são R$408,76, mais do que o dobro, em 2021.

Porém, não com a Doutor Pet! Ao fazer um plano de saúde pet, você reduz em muito os custos com veterinários e cuidados com a saúde do seu peludinho. Além disso, o valor do plano é sempre o mesmo para cães e gatos. Cote hoje o melhor plano para o seu melhor amigo! 

10 curiosidades inusitadas sobre cães - Cães, Curiosidades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Guardamos estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, sabia mais em nossa Política de privacidade.